A Secretaria de Saúde de Caxias do Sul atribuiu a demora no atendimento no Postão 24 horas, nesta quarta-feira, a problemas no sistema de informática. A espera por uma consulta variou entre quatro e cinco horas. Pacientes, porém, afirmam que apenas um médico atendia adultos no início da noite.
- Entrei às quatro da tarde e ainda não consegui atendimento. Falei com funcionários e eles me disseram que só havia um médico recebendo os pacientes. Como vão dar conta de tanta gente? - questionou Leonardo Oliveira da Silva.
A assessoria de imprensa da secretaria diz que não houve falta de médicos nesta quarta-feira. O atraso seria ocasionado apenas pela pena do sistema onde constam os dados dos pacientes. Por esse motivo, os atendentes precisaram preencher fichas manualmente, o que gerou filas entre a recepção e a triagem.
Contudo, às 21h, apenas um médico estava de plantão na ala adulta conforme constatou o Pioneiro. Pelo menos 50 pessoas aguardavam na recepção e outras nos corredores internos.
A dona de casa Joeci Quetmann, 55, chegou ao Postão por volta das 13h30min. Conseguiu a primeira consulta duas horas depois e realizou exames médicos. Sete horas mais tarde, ela ainda esperava ser chamada para mostrar o resultado dos exames.
- Estou aguentando como posso - disse Joeci, que estava acompanhada de uma filha.
SUS
Problema de informática atrasa atendimentos no Postão 24 horas de Caxias do Sul
Pacientes afirmam que apenas um médico atendia na ala adulta na noite de quarta-feira
GZH faz parte do The Trust Project