A Polícia Civil desarticulou na manhã desta quarta-feira um dos maiores esquemas de roubo e furto de veículos da cidade. Após quatro meses de investigações 30 agentes cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária.
Teylor Carneiro Gajardo, 24 anos, foi preso em uma casa no bairro Santa Fé. Ele é suspeito de integrar o grupo que tinha como foco principal o furto e roubo de caminhões e caminhonetes em Caxias e região. O destino dos veículos eram os mais variados, mas quase sempre a quadrilha extorquia os proprietários com a ilusão de que o veículo seria devolvido.
Outro suspeito de participar do esquema que também tinha mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça é Diego Ribeiro, 21. Ele está preso desde o dia 12 de outubro por porte de arma e, com a nova decisão judicial, permanecerá na cadeia. As outras duas pessoas não foram localizadas.
- Não é uma organização fixa, com hierarquia. São vários criminosos que se articulam para cometer os crimes, cada um responsável por alguma ação - afirma o titular da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), Mário Mombach.
Segundo o delegado, um criminoso roubava o veículo e repassava para um comparsa dar outra destinação. Enquanto isso, na maior parte das vezes, a vítima era extorquida por uma terceira pessoa. Raramente os caminhões e caminhonetes eram devolvidos. Os principais destinos eram desmanche ou clonagem. Em boa parte dos casos, os veículos eram enviados para fora do Estado para adulteração do chassi e clonagem dos documentos.
- Eles eram responsáveis por 30% a 40% dos furtos de caminhões e caminhonetes - afirma Mombach.
No bairro Santa Fé, em um dos endereços onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão, os policiais prenderam em flagrante Fátima Lourdes Bolsatto, 35. Ela estava com um pistola 765 furtada. No bar que a mulher mantinha embaixo do imóvel, que era frequentado pelos integrantes do grupo, foram apreendidas cinco máquinas caça-níqueis.
Ao todo, cinco pessoas eram investigadas. O grupo vai responder a processo por furto, receptação, posse de arma, extorsão, entre outros crimes. A ação contou com o apoio de outras delegacias da cidade, de agentes de Farroupilha e um cão farejador de Garibaldi.
Investigação
Polícia desarticula esquema de furto e roubo de veículos em Caxias do Sul
Agentes cumpriram 4 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão
GZH faz parte do The Trust Project