Uma força-tarefa será criada para vigiar os bondes em dias de passe livre (uma vez por mês) nos ônibus de Caxias do Sul. A medida é uma resposta ao assassinato de um rapaz e às brigas registradas no feriado de 1º de maio na cidade. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GCI-M).
A ação tem um motivo: as gangues costumam usar o passe livre no transporte coletivo para ir ao Centro provocar brigas e badernas. No Dia do Trabalho, 11 confrontos entre grupos de jovens aconteceram em Caxias do Sul. A violência começou com a morte de Felipe Francisco Valandro, 22 anos, na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Visconde de Pelotas, e prosseguiu durante o dia.
A força-tarefa será composta pela Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Fiscalização de Trânsito. De acordo com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), major Jorge Emerson Ribas, a intenção não é reprimir a presença dos bondes na área central, mas impedir as brigas:
- É preciso que o Estado marque presença. Para isso, é necessário um esforço de todos os órgãos - disse Ribas aos integrantes do GCI-M.
Por outro lado, a Secretaria de Cultura anunciou projeto de atividades culturais para atrair os jovens. A ideia é montar um grupo que faça contraponto às confusões, uma espécie de bonde do bem.
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social também tentará identificar os integrantes das gangues por meio dos cadastros das Comissões de Prevenção Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave).
Apesar do Legislativo praticamente não ter debatido a violência dos bondes nas sessões em plenário, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa (PMDB), colocou a casa à disposição do GCI-M para futuros projetos preventivos.
Violência juvenil
Força-tarefa vai agir contra os bondes em dias de passe livre nos ônibus em Caxias do Sul
Medida foi anunciada após reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal
GZH faz parte do The Trust Project