Cansados da rotina de sinal fraco no celular, ligações incompletas no telefone fixo, entre outros tantos problemas, moradores do interior de Caxias do Sul compareceram à audiência pública para tratar da telefonia no interior do município na noite desta sexta-feira. Organizada pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária da Câmara de Vereadores, a audiência teve resposta da comunidade. Os organizadores contabilizaram a presença de aproximadamente 600 moradores de diversos distritos. Os participantes lamentaram a ausência de representantes das operadoras de telefonia ou da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com o microfone em mãos, moradores, a maioria agricultores, relataram as dificuldades que vivem no dia a dia para usar o telefone. E questionaram: como o jovem hoje pode ter vontade de permanecer no campo sem boas ondições de comunicação? Eles incluem no relato o acesso à internet.
O vereador Rodrigo Beltrão (PT), presidente da Comissão, afirmou que os relatos da noite desta sexta-feira serão reunidos em uma ata e encaminhados para Ministério Público, Procon e para a CPI da Telefonia instalada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para que se tenham resultados práticos.
Segundo Beltrão, representantes das operadoras foram convocados para uma reunião com os membros da comissão, na Câmara, para ouvir os relatos dos moradores e oferecer respostas à população.