Manifestantes bloqueiam a RSC-470, em Veranópolis, na tarde desta quarta-feira. Um ônibus foi atravessado na pista para impedir a passagem de veículos. O protesto é contra a revogação do edital do Crema Serra, que previa a recuperação de 196 quilômetros de quatro rodovias na Serra, entre elas a RSC-470.
O início das obras havia sido prometido para março de 2013. Cerca de 150 pessoas portando cartazes participam da mobilização, segundo Márcio Vargas, integrante do Movimento RSC-470 VIVA. A expectativa é reunir em torno de 400 pessoas. O bloqueio será mantido até as 20h desta quarta-feira, segundo Márcio.
Como o protesto ocorre dentro do perímetro urbano da rodovia, os motoristas podem desviar da barreira por um acesso no bairro Vila Azul, o que aumenta o trajeto em 200 metros.
O Crema Serra, que foi revogado, previa investimento de R$ 140,77 milhões para recuperar a RS-324, entre Nova Araçá e Nova Prata; a RSC-470, entre Nova Prata e Bento Gonçalves; a RS-122, entre Ipê e a localidade de Samuel, na BR-116; e RSC-453 (Rota do Sol), entre Caxias do Sul e Lajeado Grande. O Daer garante que edital deverá ser reaberto ainda em fevereiro.
Foto: Daniel Correa, divulgação