Com exames marcados para a manhã deste sábado em Caxias do Sul, pacientes tiveram que voltar para casa sem atendimento.
Moradores da cidade e de municípios da região, 14 pessoas esperaram que o Instituto de Olhos, localizado na Rua Garibaldi, número 559, abrisse as portas. O que não aconteceu.
Entre os que aguardavam, estavam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Como a dona de casa Francisca de Souza Gomes, 65 anos, que saiu de Jaquirana às 6h30min para realizar angiografia, um exame nos olhos em Caxias.
O procedimento, marcado para as 8h30min, havia sido agendado 10 dias atrás. Às 10h45, Francisca voltou frustrada para casa, no carro da prefeitura de Jaquirana.
Diabética, com dores no corpo e impossibilitada de ficar em pé, permaneceu sentada no degrau da frente do estabelecimento na esperança de ser atendida.
- Mandaram vir hoje e até agora nada - lamentou a paciente, que, para se preparar para o exame, havia tomado um café da manhã leve, às 5h30min.
Heleni Flores, 58, passou por situação semelhante. Ela veio de São Marcos, de carona no carro da prefeitura, para o exame que estava marcado para as 8h30min. Ela estava na fila para ser submetida ao procedimento desde outubro. Também diabética, Heleni tem dificuldades de caminhar e problemas de visão.
O Pioneiro tentou contatar com os médicos responsáveis pelo Instituto de Olhos, mas não conseguiu localizar nenhum dos quatro que estão listados na fachada da clínica.
O jornal também não conseguiu falar com os secretários da saúde de São Marcos e de Jaquirana.
Saúde
Pacientes voltam para casa sem exames que estavam marcados para manhã deste sábado em Caxias do Sul
Clínica oftalmológica não abriu as portas
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: