A programação da Sexta-feira Santa, em Caxias do Sul, iniciará às 14h, com a Celebração da Paixão e a Adoração da Santa Cruz, na Catedral Diocesana.
A procissão com a imagem de Cristo Morto começa às 15h. Esse ano, a novidade é a mudança no trajeto e o encontro de Cristo Morto com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que virá da Capela do Santo Sepulcro.
Da Catedral, a imagem de Cristo segue pela Dr. Montaury e pela Avenida Júlio de Castilhos. O encontro acontece na esquina com a Rua do Guia Lopes. Depois, as duas imagem são levadas em direção a Rua Sinimbu, até a catedral.
As cidades da serra retratarão a Sexta-feira Santa com as tradicionais procissões religiosas. Encenações mostrarão a crucificação do Corpo de Cristo, e serão protagonizadas pelas comunidades.
Em Carlos Barbosa, mais de 450 moradores são responsáveis pela encenação, que deve reunir até dez mil pessoas. Confira a programação religiosa para a sexta-feira em São Marcos, Farroupilha, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Vacaria e Flores da Cunha.
São Marcos
- Procissão religiosa com 14 paradas, que retratam a Via Sacra. Saída às 15h, da Igreja Matriz, com chegada no Monte Calvário.
Farroupilha
- A encenação religiosa, que mostrará a Paixão e Morte de Cristo, tem início às 15h, em frente a Igreja Matriz. Após, haverá procissão no entorno da Igreja.
Carlos Barbosa
- A procissão sairá às 16h30min da Igreja Matriz e percorrerá os bairros Centro, Ponte Seca e São Paulo. Serão percorridos três quilômetros até o Monte Calvário.
Bento Gonçalves
- A caminhada da 35ª edição da Romaria à Cruz do Salgado sai do Santuário Santo Antônio às 17h. A chegada será no bairro Salgado e, durante o trajeto, haverá encenações da comunidade.
Vacaria
- A encenação da morte de Jesus iniciará às 20h, em um espetáculo com som e luz, na Catedral de Pedra.
raquel.fronza@pioneiro.com