Ao garantir a permanência na elite do futebol brasileiro em 2025, o Juventude ainda atingiu uma marca importante no cenário nacional. O Verdão será o único clube do interior da região Sul no Brasileirão da próxima temporada.
Com o rebaixamento do Athletico-PR e do Criciúma, o Rio Grande do Sul será o único Estado do Sul do país com representantes na Série A, uma vez que Santa Catarina e Paraná não terão equipes na edição de 2025 da competição.
O Ju confirmou a presença em 2025 com uma rodada de antecedência. Ao vencer o São Paulo, no Morumbi, por 3 a 2, o time de Fábio Matias atingiu os 45 pontos e encerrou a competição em 15º lugar na tabela.
— Quando a gente ganhou lá do São Paulo e pôde garantir a permanência, tivemos aquele sentimento de alívio. Obviamente, a gente queria a vaga na Sul-Americana, acabou não acontecendo, mas atingimos todas as metas neste ano. Então, na avaliação, não tem do que reclamar — garantiu o presidente alviverde Fábio Pizzamiglio.
Juventude, Grêmio e Internacional representarão a região Sul, cabendo ao Verdão também o posto de 4º lugar como clube do Interior com mais participações em Campeonatos Brasileiros. São 20 no total.
Apenas Santos (com 63 participações), Guarani (com 29) e Ponte Preta (com 24) têm mais disputas na Série A do que o Juventude.
Clubes do Interior/Litoral do Brasil com mais participações na Série A:
1º Santos, 63
2º Guarani, 29
3º Ponte Preta, 24
4º Juventude, 20
5º Desportiva-ES, 15
6º Criciúma, 14
7º Bangu-RJ e Campinense-PB, 11
9º Chapecoense e Treze, 9
10º Americano-RJ e Operário-MT, 8
* Dados do historiador e escritor Gustavo Côrtes