O diferencial do Juventude na temporada de 2024 não é nenhum treinador ou jogador. A grande força da equipe é a sua maior razão, o torcedor. Em jogos no Estádio Alfredo Jaconi, o aproveitamento é de 65,15%. O número é melhor do que a da temporada de 2023 quando chegou aos 59,72%.
A equipe alviverde já fez 22 confrontos no Jaconi, com 12 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Vale ressaltar que o aproveitamento não leva em conta os três jogos como mandante que o time atuou fora de Caxias do Sul em 2024.
No Gauchão, o time enfrentou o Guarany de Bagé em Bento Gonçalves, pois o gramado do Jaconi recebia melhorias com a ampliação da drenagem. Já no Brasileirão, a direção vendeu dois mandos contra o Atlético-MG e o São Paulo para o Mané Garrincha, em Brasília.
O número de jogos em casa vai superar a temporada de 2023, quando a equipe entrou em campo em 24 jogos e teve as mesmas 12 vitórias, sete empates, mas com cinco derrotas. Duas a mais que neste ano. O Papo ainda tem mais cinco confrontos na sua fortaleza, diante Palmeiras, Fortaleza, Bahia, Cuiabá e Cruzeiro.
Os únicos três insucessos no Jaconi foram contra Criciúma e Inter nesta temporada. Diante do colorado, uma derrota foi pelo Brasileiro e outra pelo Gauchão. Para o capitão do Juventude, Alan Ruschel, o time entra mais ligado no Estádio Alfredo Jaconi.
— Acredito que dentro de casa, com o apoio da torcida, a gente fica um pouco mais concentrado, ou concentrado pelo menos até o final do jogo. Foi o que a gente bateu na tecla desde quando o Jair chegou aqui, e falou que a gente já tomou muitos gols no final de jogos. Então, tínhamos que melhorar nisso. Fora de casa a gente vinha fazendo bons jogos, mas acabava sempre tomando alguns gols de bobeira ou falha nossa ou no final de jogo — afirmou o lateral, que comentou sobre os últimos nove confrontos do Brasileirão:
— Nesta reta final a gente não vai poder errar, porque o Campeonato Brasileiro é muito difícil e, independente se a gente joga no Jaconi ou fora, temos que estar mantendo a concentração elevada, sempre até o último minuto, porque é ali que se decide. O campeonato vai ser disputado até o final.
JUVENTUDE NO JACONI
2024
22 Jogos
12 Vitórias
7 Empates
3 Derrotas
65,15% de aproveitamento
2023
24 jogos
12 Vitórias
7 Empates
5 Derrotas
59,72% de aproveitamento