No primeiro clássico gaúcho do NBB 2024/2025, deu União Corinthians. Jogando no Ginásio do Sesi, na noite desta quarta-feira (23), o Caxias Basquete encontrou um rival eficiente e que teve o norte-americano Duane Johnson em noite inspirada. O resultado final foi de 89 a 77 para os visitantes.
O ala, camisa 12 do União, foi o cestinha com 37 pontos. Do lado do Caxias, Betinho fez 20 e ainda agarrou sete rebotes. Isaac, com 15 pontos, e Shamell e Vini Chagas, com 13, também ultrapassaram os dois dígitos na pontuação.
O próximo compromisso da equipe caxiense será na quinta-feira, dia 31, contra o Pato Basquete, às 20h, novamente no Sesi.
Com três vitórias para cada time na história do NBB, o duelo gaúcho começou com o time de Rodrigo Barbosa repetindo o quinteto das duas primeiras partidas, com Fabrizzio, Betinho, Isaac, Shamell e Vini Chagas. E a equipe de Santa Cruz do Sul começou melhor, aproveitando-se da força de Dikembe dentro do garrafão.
Porém, a partir da entrada de Larry Taylor, logo com três minutos de jogo, na vaga de Fabrizzio, que saiu lesionado, o Caxias encontrou seu melhor ritmo, na defesa e no ataque.
A virada veio com uma enterrada de Tom, fazendo 14 a 12. O União Corinthians respondeu com uma cesta de três de Vezaro. A partir daí, a troca de liderança se deu até o final do período, quando os visitantes acabaram sendo mais efetivos: 23 a 18.
Com Betinho liderando o ataque, o Caxias Basquete começou o segundo período reduzindo a diferença para dois pontos. Na sequência, em contra-ataque rápido, Isaac acertou o chute de três e virou a partida, obrigando Rodrigo Silva a pedir tempo.
O confronto seguia muito equilibrado e com uma diferença curta a favor do Caxias. Isso até os quatro minutos finais, quando a equipe visitante melhorou na defesa e obrigou os caxienses a forçarem alguns ataques. Com uma parcial de 12 a 0, contabilizando um arremesso certeiro de Vezaro no último segundo, o União foi para o intervalo vencendo por 48 a 38.
Na volta do vestiário, o Caxias voltou desconcentrado e o União Corinthians aproveitou-se para marcar seis pontos em dois minutos, ampliando a vantagem. Rodrigo Barbosa chamou o time para mais um pedido de tempo. Com os retornos de Vini Chagas e Léo Cravero, o time da casa deu sinais de reação. Porém, Duane Johnson era dominante no ataque adversário.
Com 13 dos 20 pontos do time de Santa Cruz do Sul no período, o norte-americano comandou o jogo. O União Corinthians foi para o último quarto vencendo por 68 a 51.
Nos 10 minutos finais, o Caxias Basquete precisava ir para o tudo ou nada. E começo o último quarto com uma postura agressiva. Com Vini Chagas tendo grande aproveitamento nos arremessos do perímetro, e aproveitando a quinta falta de Dikembe, o time chegou a reduzir a vantagem para quatro pontos.
Só que um lance de afobação de Betinho, com a exclusão pela quinta falta, fez o União Corinthians ressurgir na partida. Sem Isaac, que também cometeu a quinta falta, o Caxias ainda lutou nos segundos finais, mas o time visitante conseguiu ser mais eficiente e maduro para confirmar a vitória por 89 a 77.