Motivação e entusiasmo não faltam ao novo técnico do Caxias. Na manhã desta terça-feira (24), Luizinho Vieira demonstrou toda sua satisfação em ser o novo comandante grená a partir de agora. E de cara prometeu:
— Não tenham dúvidas de que o Caxias vai ser protagonista na Série C do ano que vem. O Caxias tem uma marca muito forte. Tem uma estrutura melhor do que vários clubes que hoje transitam dentro da Série B. Tem uma torcida gigantesca, que óbvio que está ansiosa para poder subir. E esse é o projeto, de se entender, de montar um time que possa trabalhar bem na primeira fase da competição, com muita regularidade. E um time protagonista dentro do quadrangular, porque aí você vai ter condições de poder ascender — apontou o técnico.
O profissional de 52 anos foi apresentado oficialmente no Salão Nobre do clube pelo presidente Roberto de Vargas e pelo vice de futebol, José Caetano Setti. O 1º vice-presidente grená, Maurício Grezzana, também fez parte da bancada.
— O futebol vai ser o nosso foco. Começamos o trabalho por onde deveríamos começar, que é com um técnico de qualidade e ele, junto com o nosso departamento de futebol, vão montar uma equipe baseada no que a direção pediu a ele e o estilo de jogo dele. A maneira de jogar veio a casar com as nossas ideias — reforçou o presidente grená.
Reforços de qualidade
Para montar uma equipe competitiva, Luizinho Vieira já trabalha com José Caetano Setti na indicação de nomes que possam vir ao Estádio Centenário. Apenas sete atletas têm vinculo com o clube para a próxima temporada, 11 deixaram o Caxias e alguns como Marcelo, Dudu Mandai, Dirceu e Elyeser aguardam pela renovação ou não.
Jogadores de Série B, que se encerra em novembro, e que já trabalharam com o técnico grená, poderão desembarcar ao término da competição.
— Vamos avaliar todo esse processo dos contratos, quem finalizou o vínculo, mas ele vai ser norteado em cima do modelo de jogo. Então, a gente precisa muito da característica certa, claro que envolve alguns aspectos da parte financeira e de levantar nomes, mas a gente não vai abrir mão do modelo de jogo — reiterou o treinador.
Pré-temporada em dezembro
Para Luizinho Vieira, o Caxias pode largar na frente de outros clubes se fizer uma boa pré-temporada. A data ainda não foi confirmada, mas o Grená deverá iniciar os trabalhos em dezembro.
Pela frente, em 2025, além da Série C do Brasileiro, o clube disputará o Gauchão e a Copa do Brasil. Entretanto, deixar o clube em outro patamar será o foco no trabalho do treinador.
— Se Deus quiser, no final do ano a gente vai ter um Campeonato Gaúcho, uma Copa do Brasil e uma Série B. Essa é a missão. Quando a gente coloca, não é uma prioridade, mas é uma obsessão o acesso à Série B — revelou Luizinho, que ainda completou:
— Tem duas maneiras de subir. Tendo um trabalho sólido, consistente, com atletas da Série C. Dentro disso, fazer todo o processo, se encaixar bem e brigar pelo acesso. A outra maneira é você ter um investimento com jogadores de Série B pra poder transitar na Série C.
Com Luizinho Vieira chega o auxiliar Alexandre Luz. Quem estará de volta na comissão técnica grená é o auxiliar Jeferson Ribeiro, que já atuou no Estádio Centenário em outras quatro oportunidades, a última em 2021. O clube confirmou ainda que Tiago Cetolin permanecerá no comando da preparação física.