Nos últimos dias, o departamento de futebol chegou a cogitar a contratação de reforços para o setor defensivo e ofensivo, mas o Juventude não conseguiu fechar nenhuma das negociações e encerrou o ciclo nesta segunda-feira (2), com a conclusão da janela de transferências do futebol brasileiro.
A principal dificuldade do Juventude é a questão financeira, pois o clube não tem o mesmo poder econômico que outros da mesma série.
— A gente vê grandes equipes, de grandes orçamentos, fazendo contratações. A gente analisa nomes e, dentro dessa nossa limitação financeira, de não ter o poder de aquisição de compra de atletas. Por empréstimos, aí a gente esbarra nos jogadores que a gente entenderia que poderiam chegar para somar — comentou o técnico Jair Ventura.
O clube trouxe seis atletas neste período para reforçar o elenco de Jair Ventura. O primeiro foi o atacante Diego Gonçalves. O atleta já tem nove jogos com o alviverde, dois gols marcados e uma assistência. Quem também tem o mesmo número de partidas em campo é o equatoriano Ronie Carrillo. Ele também marcou dois gols neste período e se tornou titular com a lesão do centroavante Gilberto.
O zagueiro Yan Souto também já foi bastante utilizado. Com quatro jogos, foi importante na vitória sobre o Athletico, a primeira do time fora de casa na Série A. Ele marcou o gol do triunfo.
CARECEM DE RITMO
O volante Dudu Vieira foi um dos últimos a chegar no Estádio Alfredo Jaconi. Contratado após as lesões de Caique e Peixoto, o atleta ainda não caiu nas graças da torcida. Na sua estreia, diante do Atlético-GO, foi muito mal. Depois manteve um equilíbrio, mas longe de chegar ao nível do titular Caique, que rompeu o ligamento do joelho e volta somente em 2025.
Outros dois reforços ainda passam por aprimoramento físico. O atacante David da Hora entrou apenas diante do Atlético-MG e não foi nada bem. Depois teve problemas de ordem particular. Contra o Inter, na derrota por 3 a 1, o extrema foi relacionado, mas não entrou.
Já o volante Ronaldo ainda não fez a sua estreia com a camisa do Juventude. Ele jogou pela última vez em dezembro de 2023. O atleta veio do futebol japonês.
A lista de reforços poderia ser maior. Porém, o meio-campista Guilherme Castilho deixou o Estádio Alfredo Jaconi antes mesmo de jogar com o time. Ele recebeu uma proposta melhor e foi para o futebol do México.
"Não vai ser a não chegada de reforços que vai tirar a gente do nosso caminho"
JAIR VENTURA
Técnico do Juventude
O técnico Jair Ventura preferiu não lamentar a ausência de mais reforços. Após a derrota para o Inter, por 3 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi, o comandante enalteceu quem está no elenco para cumprir os objetivos do time na temporada.
— A gente trabalha aqui demais, a gente tem um grupo maravilhoso, extremamente competitivo, extremamente unido, e que não vai ser a não chegada de reforços que vai tirar a gente do nosso caminho — finalizou o comandante.
REFORÇOS EM CAMPO
Diego Gonçalves - 9 jogos
Ronie Carrillo - 9 jogos
Yan Souto - 4 jogos
Dudu Vieira - 4 jogos
David da Hora - 1 jogo
Ronaldo - Sem jogos