Juventude e Grêmio voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Alfredo Jaconi, após três anos. Será neste domingo (7), às 16h. No último encontro entre os dois clubes em Caxias do Sul pela Série A, o Verdão foi melhor do início ao fim e venceu por 2 a 0 na 8ª rodada. Aquela foi sua terceira vitória consecutiva jogando em casa na elite nacional em 2021.
Paulinho Boia, aos 27 minutos do primeiro tempo, e Matheus Peixoto, aos 38 minutos do segundo tempo, marcaram os gols da vitória alviverde. Com o resultado, o Ju chegava ao sexto lugar naquela oportunidade, dentro da zona classificatória para a fase preliminar da Copa Libertadores da América, com 12 pontos.
O Ju, treinado por Marquinhos Santos, controlou as investidas do Grêmio com Douglas Costa e Ferreira, e era melhor no jogo. A jogada do gol começou com o volante Matheus Jesus, que em sua principal característica, inverteu a bola para a ponta esquerda, onde estava Paulinho Boia. Na primeira tentativa, o jogador emprestado pelo São Paulo teve o cruzamento interceptado. Na segunda, arriscou com efeito e marcou um golaço. 1 a 0.
Na segunda etapa, o zagueiro Paulo Miranda saiu jogando errado e deu um presente para o centroavante Matheus Peixoto, que não perdoou. O artilheiro alviverde bateu de primeira, no canto de Gabriel Chapecó, e mandou para o fundo das redes. Juventude 2x0 Grêmio.
O Juventude, do técnico Marquinhos Santos, jogou com: Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Elton (Cleberson), Matheus Jesus (Sorriso), Guilherme Castilho e Wescley (Fernando Pacheco); Paulinho Boia (Chico) e Matheus Peixoto (Didi).
Já o Grêmio, na época treinado por Tiago Nunes, atuou com: Gabriel Chapecó; Rafinha (Vanderson), Geromel, Paulo Miranda e Diogo Barbosa (Léo Pereira); Victor Bobsin, Matheus Henrique (Luiz Fernando) e Darlan (Jean Pyerre); Douglas Costa, Ferreira e Diego Souza (Ricardinho).
Em 2021, o Juventude escapou do rebaixamento na última rodada ao vencer o Corinthians no Estádio Alfredo Jaconi, por 1 a 0, e terminou na 16ª posição, com 46 pontos. O Grêmio foi rebaixado em 17º, com 43, e jogou a Série B em 2022.