Melhor do início ao fim, o Juventude fez 2 a 0 no Grêmio e chegou a sua terceira vitória consecutiva jogando no Estádio Alfredo Jaconi pelo Campeonato Brasileiro. Paulinho Boia, aos 27 minutos do primeiro tempo, e Matheus Peixoto, aos 38 minutos do segundo tempo, marcaram os gols do Verdão.
A vitória leva o Ju ao sexto lugar no certame, dentro da zona classificatória para a fase preliminar da Copa Libertadores da América, com 12 pontos. Os próximos dois confrontos serão fora de casa e no Nordeste. Contra o Ceará, no próximo domingo (4), e diante do Bahia, na quarta-feira (7).
Boiando total
Aproveitando o embalo da vitória sobre o Flamengo no último final de semana, o técnico Marquinhos Santos optou pela manutenção do time titular, com o tripé de volantes formado por Elton, Matheus Jesus e Guilherme Castilho, e Wescley atuando como ponta-direita. A única mudança foi no posicionamento de Jesus e Castilho. Este foi para a esquerda, orientado a auxiliar William Matheus na marcação de Douglas Costa, enquanto o outro foi para o lado direito.
Organizado defensivamente no 4-1-4-1, com as linhas bem compactas, o Juventude permitiu que o Grêmio tivesse mais posse de bola nos primeiros 10 minutos e viu o rival levar perigo com três finalizações de Douglas Costa. Duas delas foram para fora e outra defendida por Marcelo Carné.
Entretanto, a partir dos 11 minutos, o Ju tomou as assumiu o controle da partida ao começar a encaixar os contra-ataques. Aos 13, Wescley cobrou escanteio e a defesa afastou. No rebote, Paulinho Boia arriscou de fora da área e a bola passou perto da meta de Gabriel Chapecó.
O lance fez os comandados de Marquinhos Santos perceberem que aparecer às costas dos volantes do Grêmio para arriscar chutes de longa distância poderia ser o caminho do gol de abertura do placar. Desta forma, aos 20 minutos, Wescley levou perigo em um chute de canhota que Chapecó espalmou no canto esquerdo. Na sequência, Paulinho Boia cobrou escanteio e Vitor Mendes cabeceou raspando a trave.
Controlando as investidas do Grêmio com Douglas Costa e Ferreira, o Ju seguiu melhor no jogo e abriu o placar aos 27 minutos. A jogada começou com Matheus Jesus, que em sua principal característica, inverteu a bola para a ponta esquerda, onde estava Paulinho Boia. Na primeira tentativa, o jovem emprestado pelo São Paulo teve o cruzamento interceptado. Na segunda, arriscou com efeito e marcou um golaço, fazendo 1 a 0 para o Verdão.
O alviverde poderia ter ampliado o marcador ainda no primeiro tempo, quando Boia em passe preciso encontrou Guilherme Castilho na marca do pênalti. Com três gremistas pela frente, ele tentou o chute no canto e a bola raspou a trave e foi para fora. Nos minutos finais, o Grêmio se soltou em busca do empate, mas não levou perigo.
Segundo tempo de controle
Buscando o empate, o Grêmio voltou para o segundo tempo mexendo na característica de seu ataque, com as entradas de Jean Pyerre e Ricardinho nos lugares de Darlan e Diego Souza, respectivamente. O Juventude retornou apenas com um ajuste na marcação, com Guilherme Castilho passando para o lado direito do meio-campo e, por consequência, Jesus indo para a esquerda.
Logo no primeiro minuto, o Tricolor assustou em jogada de Ferreira pela esquerda. O atacante cruzou, Douglas Costa ajeitou de letra e Matheus Henrique chutou para a defesa de Marcelo Carné. Na sequência, o Ju respondeu com Boia, que limpou a marcação pela esquerda e chutou no canto direito. O goleiro Gabriel Chapecó espalmou para fora.
As trocas fizeram a equipe da Capital circular a bola no campo ofensivo e empurrar o Ju para o campo de defesa. Diogo Barbosa e Rafinha se posicionaram abertos, com Ferreira e Douglas Costa com liberdade de movimentação. Entretanto, mesmo com mais volume de jogo, o Grêmio criou pouco.
O Juventude, ao contrário, renovou suas energias com Cleberson, Sorriso, Chico e Fernando Pacheco. Marquinhos Santos montou um esquema 5-4-1 para se sustentar defensivamente e explorar os contragolpes. Em jogada de velocidade pela esquerda, aos 29 minutos, Sorriso bateu com efeito e Chapecó espalmou, salvando o que seria o segundo gol alviverde.
Aos 38 minutos, o golpe fatal. Paulo Miranda saiu jogando errado e deu um presente para Matheus Peixoto, que não perdoou. O artilheiro alviverde bateu de primeira, no canto de Gabriel Chapecó, e mandou para o fundo das redes, fazendo 2 a 0 para o Verdão.
Ficha Técnica
Juventude 2 x 0 Grêmio
Campeonato Brasileiro Série A - 8ª rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Data: 30/06/2021
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Elton (Cleberson, 30'/2º), Matheus Jesus (Sorriso, aos 21/2º), Guilherme Castilho e Wescley (Fernando Pacheco, 30'/2º); Paulinho Boia (Chico, 21/2º) e Matheus Peixoto (Didi, 43/2º). Técnico: Marquinhos Santos
GRÊMIO
Gabriel Chapecó; Rafinha (Vanderson, 32/2º), Geromel, Paulo Miranda e Diogo Barbosa (Léo Pereira, 39/2º); Victor Bobsin, Matheus Henrique (Luiz Fernando, 32/2º) e Darlan (Jean Pyerre, int); Douglas Costa, Ferreira e Diego Souza (Ricardinho, int). Técnico: Tiago Nunes
Gols: Paulinho Boia, aos 27 minutos do 1º tempo, e Matheus Peixoto, aos 38 minutos do segundo tempo;
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado por Luiz Alberto Andrini Nogueira e Evandro de Melo Lima (SP); VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO).
Cartões Amarelos: Tiago Nunes (Grêmio); Elton, Chico e Vitor Mendes (Juventude)