O Juventude está em busca de um novo técnico após a saída de Roger Machado. O treinador se desligou do Estádio Alfredo Jaconi após receber uma proposta do Inter e vai assumir a equipe do Estádio Beira-Rio.
Ele deixa o clube com um modelo de jogo bem definido, fora do risco de rebaixamento no Brasileiro e classificado às oitavas de final da Copa do Brasil.
O Juventude já analisa o mercado atrás de treinadores que possam substituir Roger Machado a tempo de comandar a equipe no próximo final de semana, domingo (21), às 18h30, contra o São Paulo. A partida será no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com base em informações do perfil desejado pelo clube e de tentativas recentes de acerto, o Pioneiro elencou cinco nomes que podem comandar o Ju a partir de agora.
:: EDUARDO BAPTISTA
Eduardo Baptista é um nome que sempre esteve em pauta no Alfredo Jaconi. Após a saída de Carpini, o profissional foi cogitado, mas ele não quis deixar o trabalho no Novorizontino. Mesmo que a passagem pelo clube no Brasileirão 2022 não tenha sido das melhores, há dirigentes do clube que elogiam o método de trabalho utilizado pelo treinador. No Ju foram 17 jogos e apenas três vitórias.
Em 2023, Baptista deixou o Novorizontino no quinto lugar da tabela na Série B, a um ponto do G-4. O técnico estendeu o vínculo com o time de São Paulo até o fim de 2024 e atualmente é 6º colocado da Série B com 23 pontos.
:: JAIR VENTURA
Jair Ventura foi o técnico da permanência do Juventude na Série A do Brasileiro em 2021. Tem modelo similar ao do técnico Roger Machado. Ele iniciou sua caminhada no futebol como jogador, atuando por clubes do interior do Rio de Janeiro. Em 2006, encerrou a carreira como atleta. Em 2009, assumiu como auxiliar técnico do Botafogo. Jair assumiu a equipe principal em 2015. Em 2016, foi o responsável pela grande arrancada do clube no Campeonato Brasileiro, garantindo a equipe na Libertadores do ano seguinte. Seu último clube foi o Atlético-GO nesta temporada.
:: THIAGO CARPINI
Protagonista do acesso do Juventude à Série A do Campeonato Brasileiro, na temporada passada, o treinador assumiu o Juventude na zona de rebaixamento à Série C e levou a equipe ao vice-campeonato da Série B. No começo de 2024, o treinador deixou o Jaconi para assumir o São Paulo. A saída foi conturbada após o interesse de outros clubes, como Santos e uma possível proposta do Cruzeiro. Atualmente, o técnico está no Vitória, também na Série A. A dúvida seria se o técnico deixaria um clube que assumiu em maio para retornar ao Jaconi.
:: ANTÓNIO OLIVEIRA
Após a saída do Corinthians, o técnico está livre no mercado. Para o Timão tirar o treinador do Cuiabá, a equipe paulista desembolsou um valor de R$ 1 milhão referente à multa rescisória. Natural de Portugal, ele comandou a equipe do Parque São Jorge em 29 jogos, com 13 vitórias, 9 empates e 7 derrotas. No Cuiabá, o profissional teve destaque após duas temporadas.
Oliveira foi jogador de futebol no início dos anos 2000 e se aposentou dos gramados em 2011. No ano seguinte, iniciou a carreira como auxiliar técnico, função que exerceu até 2021, quando assumiu o comando técnico do Athletico. Passou por Benfica B, de Portugal, Cuiabá, Coritiba e novamente Cuiabá, seu último clube antes de chegar ao Corinthians.
:: MAURÍCIO BARBIERI
Maurício Barbieri também chegou a ser cogitado após a saída de Carpini no começo da temporada de 2024. Porém, os altos valores deixaram o profissional mais distante de uma negociação. O técnico está empregado. Barbieri foi anunciado, em fevereiro, pelo Juárez, da primeira divisão do campeonato mexicano.
O técnico ganhou visibilidade no Bragantino. Com forte investimento do patrocinador, o clube de Bragança Paulista revelou vários talentos no comando de Barbieri entre 2020 e 2022. Neste período, o profissional comandou o clube em 151 jogos e teve 48,6% de aproveitamento: 58 vitórias, 45 empates e 51 derrotas. Sob seu comando, o Bragantino ainda participou pela primeira vez da Sul-Americana, sendo vice-campeão em 2021, além de entrar em campo pela Libertadores.