O primeiro passo foi dado. Longe de casa, no CT Ribamar Bezerra, no Ceará, o Juventude conquistou a vantagem na partida de ida das quartas de final do Brasileirão Feminino A-2. O gol da vitória por 1 a 0 foi marcado por Thalita, aos 41 minutos do segundo tempo. Agora, a decisão será no Alfredo Jaconi, no dia 8 de julho, às 19h, e um empate garante o histórico acesso à elite do campeonato.
Com praticamente todo o elenco à disposição, o técnico Luciano Brandalise repetiu a escalação que havia vencido o Mixto-MT, na penúltima rodada da primeira fase. A lateral Tay, a zagueira Beta, a meio-campista Lari Sanchez e a atacante Ana Caroline, que haviam sido poupadas do duelo contra o Minas Brasília, voltaram ao time.
Mesmo jogando em casa, o Fortaleza deixava a bola com o Juventude nos primeiros minutos, e preferia utilizar dos contra-ataques para levar perigo à goleira Claudia. Mas mesmo com mais volume de jogo, o Alviverde também não conseguia criar jogadas que exigissem a defesa adversária.
De toda forma, o Juventude pressionava e, aos 14, reclamou de pênalti, quando Greyce foi derrubada na área. A arbitragem discordou e mandou o jogo seguir. Aos 24, veio a primeira chance clara do Juventude, na bola parada. Na entrada da área, Thalita sofreu falta e Kety foi para a cobrança. A bola passou por Beta, na pequena área, mas a zagueira não conseguiu empurrar para as redes.
Ainda no primeiro tempo, o técnico Luciano Brandalise perdeu as duas laterais titulares por lesão. Grazi e Tayane tiveram de ser substituídas por Carol Pereira e Yasmin, respectivamente.
Aos 38, o Ju exigiu a primeira defesa da goleira Renata. Após cruzamento de Yasmin, Ana Caroline cabeceou, mas a bola ficou nas mãos da defensora tricolor. Aos 50, Greyce ainda teve uma oportunidade após cruzamento rasteiro de Kety, mas mandou para fora.
Logo no início do segundo tempo, o Fortaleza teve duas faltas a seu favor, próximas à área. Mas em nenhuma das oportunidades sequer assustou a goleira Claudia. O Fortaleza chegou a balançar as redes, aos 17, com a artilheira Bea. Mas antes mesmo de a atacante finalizar, a arbitragem já havia assinalado impedimento.
Aos 29, a arbitragem sonegou uma falta muito próxima à área para o Juventude. Thalita teve a camisa puxada e caiu, mas Ingrede Silva mandou seguir. O gol do jogo só saiu aos 41 minutos. Karol lançou a bola do meio de campo e Thalita antecipou a goleira e cabeceou para as redes: 1 a 0.
O Fortaleza chegou a pressionar nos minutos finais. Mas de forma desorganizada. Sem conseguir vazar a defesa alviverde.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão Feminino — quartas de final — 30/6/2024
Fortaleza 0x1 Juventude
Fortaleza
Renata; Isabella, Leticia, Nainara e Akhemi; Ana Lourdes, Natália e Janyele (Tainá, 14/2º); Leidiane, Deise e Bea. Técnico: Erandir Feitosa.
Juventude
Claudia; Grazi (Carol Pereira, 32/1º), Beta, Apoliana e Tayane (Yasmin, 21/1º); Bell Silva, Lari Sanchez e Kety (Emmily Karla, 35/2º); Greyce (Karol, int), Thalita e Ana Caroline. Técnico: Luciano Brandalise.
GOL: Thalita, aos 41min do segundo tempo.
Amarelos: Karol, Bell Silva, Lari Sanchez (J);
Árbitro: Ingrede Santos, auxiliada por Camila Ferreira de Sousa e Ana Carolina Lima de Souza (trio cearense).
Local: CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú.