O Esportivo agiu rápido no mercado e anunciou o substituto de Gustavo Papa para comandar a equipe na sequência de Divisão de Acesso. Na tarde desta quinta-feira (20), o clube de Bento Gonçalves confirmou a contratação do técnico China Balbino, de 45 anos, ex-São José. O treinador assinará contrato até o final da temporada de 2024.
Ex-zagueiro, China tem larga experiência no futebol gaúcho e chega com o objetivo de levar o alviazul para a próxima fase da Divisão de Acesso. O Tivo está em sexto lugar na tabela, no Grupo A, com 10 pontos, fora da zona de classificação. No entanto, o time tem apenas dois pontos a menos do que o Brasil-Far, o quarto colocado.
A estreia do novo treinador ainda não será no domingo (23), às 15h, diante do Passo Fundo, na Montanha dos Vinhedos. China Balbino vai acompanhar a partida, mas quem comandará o time será o interino Marcelo Nunes, que depois se integrará à comissão técnica.
China tornou-se treinador no Caxias de Joinville, onde comandou as equipes juvenil, juniores e profissionais. Mais tarde, foi auxiliar na Chapecoense e no Cruzeiro de Cachoeirinha. Em 2014, chegou ao São José para ser auxiliar do técnico Gilson Maciel. Ainda trabalhou com Thiago Gomes. Quando Thiago deixou o Zequinha, China foi efetivado. Acabou campeão da Copa Valmir Louruz e da Super Copa, credenciando-se a permanecer no Zequinha.
O treinador ainda acumula passagens pelo Glória, Atlético Tubarão-SC, Hercílio Luz-SC e Aimoré. China Balbino deixou o São José em abril, após duas derrotas do time na Série C do Brasileiro.