O clássico regional entre Brasil-Far e Esportivo, disputado na noite da quarta-feira (19) pela 9ª rodada da Divisão de Acesso, teve cenas lamentáveis após o apito final. Insatisfeitos com a derrota da equipe para os donos da casa, membros da torcida do time de Bento Gonçalves invadiram o vestiário e agrediram os jogadores.
As cenas de agressão ocorreram logo após a vitória do Brasil-Far por 2 a 1 de virada sobre o Esportivo. Um grupo de pouco mais de 10 torcedores, identificados com abrigos de uma torcida organizada do clube, começaram a forçar a porta de acesso ao vestiário do Esportivo com chutes e socos.
— Assim que acabou o jogo, a nossa torcida organizada saiu da arquibancada e foi simplesmente lá na porta do vestiário, querendo invadir o vestiário e agredir os jogadores. Vale ressaltar que não tinha um segurança presente, o carro de polícia que representava ali no evento estava distante. Então, durou cerca de 10 minutos praticamente num confronto. A torcida conseguiu arrombar a porta do vestiário e tentaram entrar. Os jogadores mais experientes, que já viveram algumas coisas dentro do futebol, tentaram conter ali a situação, porque o nosso time tem muitos jovens. Ontem, no banco de reserva, tinha pelo menos de quatro a cinco jogadores que são sub-20. Ficaram apavorados. Os jogadores mais experientes tentaram conter a situação para não causar um problema maior — disse o goleiro Rafael Roballo, que ainda contou mais detalhes das agressões:
— Junto com a comissão técnica, conseguiram expulsar, empurrar eles para fora do vestiário. E começou aí a chuva de pedra, chuva de pedra, de tudo quanto é coisa, vidraça, estilhaço da vidraça do vestiário. E, infelizmente, um dos meninos, que tem 18 anos, sofreu um corte no olho, uma fissura no olho. Mais três atletas, devido ao confronto ali corpo a corpo, ficaram sangrando. Então foi um negócio bem chato, bem complicado. Acho que tem várias coisas aí que estão bem erradas.
A direção do clube alviazul confirmou que ao menos quatro atletas tiveram ferimentos. Eles foram atendidos pelo Departamento Médico da equipe e não precisaram ser encaminhados para o hospital.
O presidente do Esportivo Douglas Tedesco demonstrou indignação com os fatos ocorridos e ainda afirmou que cada atleta agredido deve fazer o Boletim de Ocorrência de forma individual. O presidente também informou que o clube já entrou em contato com o Brasil-Far para tomar as medidas cabíveis.
— Cada atleta deve fazer o Boletim de Ocorrência de forma individual, quando você é agredido é você que tem que ir fazer. Sou totalmente contra as agressões e esses agressores precisam ser punidos, não pode ficar assim. Já entrei em contato com o Brasil-Far e vamos ajudar com as despesas do que foi quebrado nos vestiários e arquibancadas. Falei com o presidente Elenir Bonetto (do Brasil-Far) para tomarmos as medidas cabíveis — afirmou.
Douglas Tedesco também confirmou a demissão do técnico Gustavo Papa do comando da equipe e afirmou que o clube trabalha no mercado para anunciar um novo nome. Com a derrota, o "Tivo" ocupa a 6ª colocação do Grupo A, com 10 pontos. Na próxima rodada, o time de Bento Gonçalves enfrenta o Passo Fundo. A reapresentação do elenco acontece nesta quinta-feira (20), às 15h.
Na súmula do jogo, o árbitro Marcelo Cavalheiro Pereira relatou a invasão dos torcedores no vestiário e também as depredações no estádio.
— Após o final da partida, foi nos relatado pelo sr. Gabriel Marthet, presidente do conselho deliberativo da equipe Brasil de Farroupilha, que a torcida do Clube Esportivo de Bento, invadiram o vestiário da equipe do Esportivo de Bento Gonçalves e atiraram objetos em direção aos jogadores, tendo um confronto com os atletas do clube. Segundo ele, a torcida citada depredou e vandalizou parte do estádio. Que depois iriam ver o que tinha sido danificado e os danos que isso tinha causado. Informo ainda, que a equipe de arbitragem já estava no vestiário e não presenciou o fato — diz a súmula.
O Brasil-Far, em nota nas redes sociais, repudiou os atos de vandalismo e de agressões que aconteceram no Estádio das Castanheiras.
Confira a nota do Brasil-Far
A Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil de Farroupilha vem a público manifestar com veemência o seu total repúdio aos atos de vandalismo e violência praticados pela torcida do Clube Esportivo de Bento Gonçalves na noite da quarta-feira, dia 20 de junho, no Estádio das Castanheiras na partida entre ambas as equipes.
A referida torcida depredou e vandalizou parte do estádio, danificando grades de proteção, banheiros, cadeiras e mobiliário do estádio. Além de ao final da partida, invadir e depredar o vestiário de sua própria equipe, agredindo atleta e funcionários da agremiação.
A direção de patrimônio da SERC BRASIL realizou uma avaliação ainda na noite de ontem, contabilizando os danos e prejuízos no Estádio das Castanheiras.
A Serc Brasil reafirma que não compactua com qualquer ato violento e de vandalismo e zela pela paz nos estádios e fora dele.
Elenir Luiz Bonetto - Presidente