Com a derrota para o Brasil-Far por 2 a 1 de virada na noite da última quarta-feira (19), pela 9ª rodada da Divisão de Acesso, o Esportivo demitiu o treinador Gustavo Papa do comando técnico da equipe. O jogo foi marcado por agressões de torcedores contra atletas da equipe de Bento Gonçalves, após o apito final da partida.
Papa comandou a equipe em oito rodadas na competição. Foram três vitórias, um empate e quatro derrotas, um aproveitamento de 42%. O treinador deixa o Esportivo na 6ª colocação do Grupo A, com 10 pontos. O clube trabalha no mercado para anunciar um novo nome para o cargo.
Depois do jogo contra o Brasil-Far, membros de uma torcida organizada do clube invadiram o vestiário no Estádio das Castanheiras e agrediram os jogadores do Esportivo. Pedras foram arremessadas e ao menos quatro atletas foram ficaram feridos e foram atendidos pelo Departamento Médico do clube.
A próxima partida do alviazul será no domingo (23), no confronto contra o Passo Fundo, na Montanha dos Vinhedos. Para essa partida, a equipe será comandada por um técnico interino, que não teve o nome divulgado.