
O Juventude perdeu uma grande oportunidade em Bragança Paulista. Após sair atrás do placar e ver o adversário ter um atleta expulso aos 11 minutos do primeiro tempo, o time alviverde empatou, desperdiçou muitas chances de virar a partida e acabou sendo castigada no fim. Melhor para o Bragantino, que venceu por 2 a 1. Helinho fez os dois gols da equipe paulista e Mandaca fez o do Verdão.
Com 10 pontos, o Ju continua na 12ª posição. Na próxima rodada, o adversário será o Vasco. A partida será na quarta-feira (19), às 20h, no Estádio Alfredo Jaconi.
Para a partida da nona rodada, a novidade foi o retorno de Gilberto ao comando do ataque. No meio-campo, Oyama e Mandaca foram os escolhidos para substituir Jadson e Nenê. O duelo no Nabi Abi Chedid começou complicado para o Verdão. Com menos de dois minutos, o Bragantino abriu o placar. Helinho recebeu pelo lado direito, deu uma caneta desconcertante em Marcelinho e, quase sem ângulo, encobriu Gabriel com muita qualidade: 1 a 0 para os donos da casa.
Em um início movimentado, o Ju ficou com um atleta a mais aos 11 minutos. Aproveitando-se do vacilo de Jadsom na intermediária defensiva, Marcelinho roubou a bola e partiu em velocidade em direção ao gol, mas foi puxado. Após análise do VAR, o árbitro Emerson Ricardo Andrade trocou a cor do cartão e expulsou o lateral-direito da equipe paulista. Com a inferioridade numérica, Pedro Caixinha sacou o meia Gustavinho e colocou o zagueiro Douglas Mendes para recompor o sistema defensivo.
Só que o Juventude soube aproveitar a vantagem. Aos 24 minutos, Lucas Barbosa fez grande jogada individual pelo lado direito e limpou o lance para Mandaca avançar pela intermediária e servir Marcelinho. O atacante devolveu de pé esquerdo para a área, Pedro Henrique se atrapalhou e o mesmo Mandaca teve de finalizar duas vezes, a primeira acertando a trave, para balançar as redes: 1 a 1.
Com o jogo aberto, o Ju chegou novamente aos 35. Em lançamento longo pela direita, Oyama recebeu e cruzou para Gilberto finalizar, mas Eduardo salvou na hora da finalização. A assistente Daniella Pinto já havia assinalado um impedimento inexistente. Aos 48, na pressão na saída de bola, Cleiton precisou sair da área e, aproveitando um erro de passe da defesa, Oyama quase marcou em chute de fora da área.
No lance seguinte, Mandaca recebeu de Gilberto e ficou cara a cara com Cleiton, mas o goleiro salvou. Aos 50, em outra jogada bem trabalhada pelo lado esquerda, Mandaca rolou para Oyama chutar rasteiro, colocado e Cleiton espalmou para fora.
SEGUNDO TEMPO
Sem mudanças no intervalo, a equipe alviverde teve grande chance no começo da segunda etapa. Aos quatro minutos, em contra-ataque rápido, Mandaca ganhou da defesa e a bola sobrou para Lucas Barbosa finalizar de pé esquerdo. Cleiton fez grande defesa. No minuto seguinte, Lucas Barbosa foi lançado nas costas da defesa e cruzou para Gilberto escorar. João Lucas chutou cruzado para fora.
Com o Bragantino bem posicionado e sem deixar de atacar, o Juventude não encontrava muitos espaços para finalizar. Buscando melhorar a produção ofensiva, Roger trocou duas peças: entraram Taliari e Erick Farias nas vagas de Mandaca e Gilberto. Logo depois, o VAR acionou a arbitragem por conta de uma falta forte de Vitinho em João Lucas. Porém, Emerson Andrade não entendeu que o lance era de expulsão.
Na terceira alteração, Roger Machado trocou Marcelinho por Ruan. E o jovem atacante tentou finalizar da entrada da área, aos 33 minutos. Cleiton defendeu firme. Aos 35, João Lucas cruzou rasteiro da direita e Erick Farias, livre, perdeu grande oportunidade.
E quem não faz, leva. Em uma rara oportunidade, Vitinho cruzou da esquerda, a bola cruzou a área e Gabriel espalmou para o lado. Helinho aproveitou e finalizou para o gol: 2 a 1 para o Massa Bruta.
Na busca pelo empate, o Juventude perdeu outra chance clara aos 41. João Lucas cruzou rasteiro, Gabriel Taliari fez o porta-luz e Peixoto, que havia entrado após o gol do Bragantino, finalizou de primeira. Cleiton fez outra boa defesa. Foi a última oportunidade clara. A partir daí, o time de Roger Machado não mostrou força e qualidade para chegar ao gol adversário.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 9ª rodada
Bragantino x Juventude
Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
Bragantino
Cleiton; Jadsom, Pedro Henrique, Eduardo Santos e Luan Cândido; Matheus Fernandes (Eric Ramires, 19/2º) , Gustavinho (Douglas Mendes, 15/1º) e Lucas Evangelista; Helinho (Raul, 41/2º), Thiago Borbas (Vitinho, 19/2º) e Henry Mosquera (Laquitana, 41/2º). Técnico: Pedro Caixinha
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Rodrigo Sam, Alan Ruschel; Caíque, Oyama (Peixoto, 38/2º) e Mandaca (Gabriel Taliari, 19/2º); Lucas Barbosa (Rildo, 38/2º), Marcelinho (Ruan, 30/2º) e Gilberto (Erick Farias, 19/2º). Técnico: Roger Machado
Gols: Helinho (B), a 1min, Mandaca (J), aos 24min, no primeiro tempo. Helinho (B), aos 37min, no segundo.
Expulsão: Jadsom e Pedro Caixinha (B).
Amarelos: Lucas Cunha, Cleiton, Pedro Caixinha, Luan Cândido, Laquitana (B); Mandaca, Danilo Boza, Rodrigo Sam (J).
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA); auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA). No VAR: Diego Pombo Lopez (VAR-FIFA) e Silbert Faria Sisquim (AVAR).