Nesta segunda-feira (27), acontece uma reunião extraordinária, às 14h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, com a presença dos 20 presidentes dos clubes que disputam o Brasileirão Série A. Neste Conselho Técnico, o Juventude estará representado por Fábio Pizzamiglio. Ele os presidentes da dupla Gre-Nal se reúnem antes com os mandatários da CBF, Ednaldo Rodrigues, e Luciano Hocsman, da FGF, para levar algumas demandas.
O Juventude e os demais clubes gaúchos pedirão ajuda com a área logística durante a competição. Um dos objetivos é não ter muitos jogos próximos um do outro. Além disso, será solicitada uma ajuda financeira por conta dos deslocamentos antecipados, ou até mesmo auxilio com voos fretados.
Outro pedido é uma ajuda financeira com relação as perdas em estrutura e gramados prejudicados. Também será solicitado que a reposição de jogos seja dentro do atual calendário previsto, e que o Brasileirão termine no dia 8 de dezembro, ou seja, sem prorrogação de datas.
O Juventude, juntamente com a dupla Gre-Nal, pedirá apoio às demandas de financiamentos e suspensão dos parcelamentos fiscais junto ao governo federal. Além disso, será pedido apoio nas obras Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul.
O objetivo é aumentar o terminal de passageiros e a instalação do ILS (instrument landing system na sigla em inglês), que é um sistema de pouso por instrumentos para orientar o direcionamento de aviões e facilita o pouso e as decolagens especialmente em condições meteorológicas adversas, como neblina.
Na reunião com os clubes da Série A também serão discutidos aspectos técnicos das competições. Também situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes. Além disso, questões de direitos de transmissão e patrocínios estarão em pauta.
As demandas dos gaúchos que serão levadas à CBF:
1) Ajuda na área logística: organização da competição para que os times gaúchos não tenham jogos próximos um do outro. Além disso, ajuda financeira para deslocamentos antecipados, ou até com aeronaves fretadas;
2) Ajuda no quesito financeiro com relação às perdas em estrutura e gramado;
3) Solicitação para que a reposição de jogos seja dentro do atual calendário previsto, e que o campeonato termine impreterivelmente dia 8 de dezembro;
4) Apoio às demandas via governamental, como por exemplo, financiamentos, suspensão dos parcelamentos fiscais, e obras no aeroporto de Caxias do Sul, com o aumento do terminal de passageiros e instalação do ILS;
5) Juntamente com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Juventude, Grêmio e Inter pedirão ajuda a todos os clubes gaúchos que acabaram sofrendo neste momento.