O Juventude encerrou a preparação para a retomada no Brasileirão 2024 com uma atuação de gala. A equipe de Roger Machado não tomou conhecimento do Glória de Vacaria e construiu uma goleada de 5 a 0 ainda no primeiro tempo do jogo-treino disputado na manhã de sábado (25), no CT Alviverde.
O nome da atividade foi o atacante Lucas Barbosa, autor de três gols. Erick Farias e Marcelinho completaram o placar. Foi o último teste do Verdão antes de encarar o Fluminense, no dia 1º, no Maracanã.
Diferente da atividade diante do Brasil-Far, desta vez a partida com o Glória teve dois tempos de 45 minutos. O comandante alviverde deu uma minutagem maior para a equipe titular. O time que iniciou o duelo foi o mesmo da vitória por 3 a 1 sobre a equipe de Farroupilha no meio de semana com: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Zé Marcos, Danilo Boza e Alan Ruschel, Thiago Conti, Jadson e Nenê; Marcelinho, Lucas Barbosa e Erick Farias.
O time alviverde se demonstrou visivelmente mais solto e à vontade em campo, logo nos primeiros minutos de partida. Aos 15 minutos, Nenê abriu a jogada na ponta para Alan Ruschel. O lateral foi ao fundo e cruzou na medida para Erick fazer o 1 a 0.
Aos 19, Nenê cobrou falta no ângulo; no rebote de Gustavo, Erick tentou marcar, mas novamente o goleiro fez a defesa parcial até a bola se oferecer aos pés de Marcelinho, na pequena área. O atacante não desperdiçou: 2 a 0.
A partir daí, Lucas Barbosa começou seu show à parte. Aos 27, ele recebeu de Jadson na extrema direita, limpou a marcação e chutou forte para fazer o terceiro gol. Aos 33, em lance semelhante, o atacante chutou no ângulo, a bola explodiu na trave antes de morrer no fundo do gol. Era o quarto gol alviverde. E aos 40, mais um cruzamento certeiro de Alan Ruschel da esquerda para Barbosa usar a cabeça e deixar o terceiro dele, o quinto do Alviverde.
O Juventude voltou com a mesma formação para a etapa final, mas nitidamente, os atletas optaram por controlar a partida, sem oferecer maiores riscos ao adversário. Um dos principais lances foi a intervenção de Gabriel em chute cruzado de Joanderson, logo no primeiro minuto.
Na reta final, Roger mandou a campo Ewerton, Peixoto, Gabriel Inocêncio, Mandaca, Popó e Gilberto. Mas o placar permaneceu o mesmo até o fim: Verdão 5 a 0.
— Foi importante para dar ritmo para todo mundo. A gente vinha de um tempo parado, sem jogar, quase um mês, e precisávamos de ritmo. Treinar e jogar num jogo-treino é totalmente diferente. Então é bom, conseguimos evoluir, fizemos uma boa partida. Agora é seguir trabalhando, seguir focado no nosso próximo adversário, que é o Fluminense, para que possamos dar sequência no campeonato e nos mantermos firmes para conseguirmos pontuar — destacou o atacante Erick Farias.
O time terminou a atividade com: Gabriel; Ewerton, Danilo Boza, Zé Marcos e Gabriel Inocêncio; Thiago Conti, Daniel Peixoto e Mandaca; Lucas Barbosa, Popó e Gilberto.
O elenco ganhou folga no domingo. A viagem ao Rio de Janeiro para a partida com o Fluminense está prevista para terça-feira (28). Os atletas deverão treinar no CT do Vasco até o confronto de sábado.