Após reunião com os 16 representantes da Divisão de Acesso, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidiu suspender a disputa da Série A2 até o dia 26 de maio. O encontro foi realizado de forma virtual com os dirigentes das equipes participantes.
O principal motivo para a decisão é o estado de calamidade que passa o Rio Grande do Sul com a chuva da última semana, que causou alagamentos e destruída de cidades. Em Porto Alegre, o Guaíba ainda não baixou dos 5m. O Estado tem 100 mortes e 128 pessoas desaparecidas, de acordo com último boletim da Defesa Civil.
— A prioridade, neste momento em que vivemos a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, é a vida e a segurança da população gaúcha. A competição só será retomada se houver condições de segurança das comunidades. A FGF está em constante contato com o Governo Federal, órgãos de segurança e Governo do Estado para auxiliar no resgate de pessoas e na retomada das cidades. Se no dia 26 não houver condições de retomada do Gauchão Série A2, uma nova reunião com os representantes dos clubes será convocada para definir o futuro da Divisão de Acesso 2024 — declarou a FGF em nota.
A Divisão de Acesso parou na sua 4ª rodada. Dos 16 clubes participantes, quatro são da Serra: Esportivo, Glória, Veranópolis e Brasil de Farroupilha. Todos estão no grupo A da competição, que é composto por oito equipes. Avançam para a próxima fase os quatro primeiros colocados. O último de cada grupo é rebaixado à Terceirona Gaúcha.