As consequências da chuva que assola o Rio Grande do Sul desde o início de maio estão fazendo crescer também a rede de solidariedade para ajudar os gaúchos. A Diocese de Caxias do Sul repete a ação realizada em setembro de 2023, que destinou valores para as paróquias atenderem as necessidades da população atingidas pelas enchentes.
Nos últimos dias, a Diocese divulgou em suas redes sociais um áudio do ex-treinador da seleção brasileira e atualmente técnico do Flamengo, Adenor Leonardo Bachi, o Tite. Natural de Caxias do Sul, o profissional, que foi campeão gaúcho com o Caxias em 2000, pediu doações via PIX para um Comitê Central da Diocese.
— Quem tá falando aqui é o Tite, filho de Caxias do Sul, filho de seu Agenor e da dona Ivone, técnico, hoje, do Flamengo. Soube que a Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul está buscando doações e buscando uma organização para um Comitê Central, que tem o objetivo de gerir valores. Peço para vocês que possam doar, que façam suas doações. Seguramente, muitas pessoas necessitadas vão agradecer — afirmou Tite.
É possível fazer as doações via PIX, pela chave de e-mail: doacoes@diocesedecaxias.org.br. A verba irá para o fundo criado pela Diocese de Caxias justamente para o auxílio às localidades e regiões mais afetadas pelas maior tragédia climática do estado.
Até a tarde desta terça-feira (14), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já havia confirmado 148 mortes em função das chuvas. 446 já foram afetados e mais de 500 mil gaúchos estão desabrigados.