O futsal também está mobilizado para ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A ACBF tem realizado uma série de ações para auxiliar neste momento de dificuldade que o Estado vive. Além disso, o clube teve um atleta afetado diretamente. O fixo Xitão teve residências de familiares atingidas pela água, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari. O jogador disponibilizou o pix para receber doações com a seguinte chave: (51) 998151646 (celular).
— No nosso elenco, nós tivemos o caso de um atleta (Xitão), cuja família perdeu tudo o que tinha em Cruzeiro do Sul. Apesar da dificuldade, ninguém morreu e nós, auxiliamos esse atleta com rifas, algumas ações, contando com a participação do nosso torcedor, para poder auxiliar nesse momento — contou Francis Berté, Gerente Executivo da ACBF, em entrevista ao programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
O clube colocou à disposição dos atletas uma ajuda psicológica. Além do episódio de presenciar quedas de barreiras na BR-470, na Serra das Antas, em Veranópolis, com a delegação surpreendida por deslizamentos de terra, os jogadores ficaram cinco dias fora de casa, em Veranópolis, ilhados. Depois do susto, o retorno a Carlos Barbosa e a mobilização do elenco para ajudar as vítimas.
— A nossa equipe se prontificou a pegar um micro-ônibus, uma van, e encher de alimentos, de água, de produtos para doação, e se deslocaram até a cidade de São Sebastião do Caí, para fazer a limpeza de algumas casas. Então, numa tarde, num dia, conseguiram limpar, se não me engano, três ou quatro casas, doar um monte de coisas para a população. Nós estamos com essas ações — revelou Francis.
Nesta sexta-feira, com o valor de uma rifa do clube, atletas e integrantes da comissão técnica fizeram a entrega de fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal e cestas básicas em um ponto de coleta de Carlos Barbosa que posteriormente encaminhará as doações para Canoas.
Além disso, o clube está alinhando uma ação para o mês de junho, junto com outras entidades da cidade para fazer um Costelão solidário. Será um almoço e todo o resultado vai ser revertido para famílias desabrigadas. O evento deve ser no dia 9 de junho, no CTG Trilha Serrana. Mais informações serão divulgadas em breve.
— Nós estamos nos envolvendo em diversas ações e tentando usar um pouco da nossa força, das nossas redes sociais, para sensibilizar o nosso torcedor. Eu acredito que juntando forças, nós vamos conseguir bons resultados. Eu não sei se vamos conseguir consertar tudo, mas auxiliar da melhor forma possível todos que, neste momento, necessitam — finalizou o dirigente.