O Juventude voltou ao patamar que todos esperavam: brigar pelo título gaúcho. Foram oito anos longe de uma final de Estadual. E, desde 2016, o Verdão ficou fora dos quatro melhores clubes em seis oportunidades. Após a derrota na final para o Grêmio, o presidente Fábio Pizzamiglio valorizou que, nesta temporada, o time alviverde recuperou o lugar de destaque no Estadual:
— Recuperamos o protagonismo no Gauchão. Acho que orgulhamos nossa torcida. Obviamente, todos estamos tristes com o resultado, mas o orgulho do grupo, o orgulho do que nos trouxe até aqui é o que sobrepõe. Dou valor ao vice-campeonato, a essa medalha, mas queríamos sim a medalha dourada. Trabalhávamos para isso, sonhávamos com isso desde o início do campeonato. Infelizmente, a gente não conseguiu. Mas o orgulho desse grupo que brigou do início ao fim, calou a boca de muita gente. Não é desabafo, mas fez isso.
No ano passado, o Gauchão classificava apenas os quatro primeiros para a fase seguinte. O Ju foi eliminado na primeira etapa da competição. Neste ano, com oito classificados, passou em quinto e eliminou Guarany-Ba nas quartas e o Inter na semifinal.
A campanha do vice-campeonato gaúcho teve 16 jogos, cinco vitórias, seis empates, cinco derrotas, com 21 gols marcados e 13 gols sofridos. O presidente Fábio Pizzamiglio valorizou a entrega do elenco e a festa do torcedor jaconero na Arena:
— Orgulho da entrega. A gente não chegou ao nosso objetivo final que era o título, mas fomos muito longe sim. Acho que nossa torcida se sente orgulhosa de tudo que a gente fez nesse campeonato. Tenho que agradecer a nossa torcida, gritou do início ao fim, mostrou sua força, mostrou seu tamanho. Com os dois mil ingressos disponíveis em duas horas compramos todos. Estávamos aqui, mostramos que não ia acontecer nenhum problema, nossa torcida é ordeira, nossa torcida é diferente, apaixonante, quem estava ali dentro de campo ouvia os gritos da torcida do Juventude de forma forte, não é porque eu sou do clube, é muito orgulho com relação a isso. Muito obrigado a torcida, e peço mais uma vez desculpas por a gente não ter o título, porque essa torcida merecia.