O Juventude conheceu a sua primeira derrota no Brasileirão 2024 no último domingo (21), quando perdeu para o Botafogo por 5 a 1 no Estádio Nilton Santos (Engenhão). Os gols do time carioca foram anotados por Júnior Santos, Tiquinho Soares, Danilo Barbosa, Savarino e Jacob. Já na reta final do confronto, Danilo Boza descontou para o alviverde.
A dura derrota sofrida pelo Juventude no Rio de Janeiro, se junta a vitória do Athlético-PR contra o Cuiabá na 1ª rodada (4x0), como a maior goleada até aqui do Campeonato Brasileiro deste ano.
A equipe de Caxias do Sul não levava cinco gols em uma partida da Série A do Campeonato Brasileiro há quase 18 anos. A última vez em que isso aconteceu foi no Brasileirão de 2006, quando no dia 3 de dezembro daquele ano, perdeu para o Corinthians, fora de casa, por 5 a 3, na última rodada do torneio. O Juventude terminou a competição na 14ª colocação.
Na oportunidade, o time inicial do Juventude era formado por: André; Igor, Rafael, Antônio Carlos Zago, Márcio Azevedo, Reulen; Renan Teixeira, Marcel, Fernando Marchiori; Cristiano e Christian. O treinador do alviverde era Ivo Wortmann.
No Corinthians os 11 atletas iniciais eram: Marcelo; Betão, Marinho, Edson Sitta, Fagner; Marcelo Mattos, Paulo Almeida, Rosinei; Roger, Willian e Márcio Amoroso. O treinador do timão era Emerson Leão.
Rodadas antes, também pelo Brasileirão de 2006, o Juventude havia sido goleado por 5 a 0 para o São Paulo, fora de casa. Depois, a equipe gaúcha ainda disputou a primeira divisão nacional em 2007, 2021, 2022 e agora, em 2024.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Juventude volta a atuar em casa, no Estádio Alfredo Jaconi, contra o Athletico-PR. A partida está marcada para o próximo domingo (28), às 18h30min.