Uma noite em que o time esteve desconcentrado e instável resultou na primeira derrota do Juventude no Brasileirão 2024. E foi de goleada, por 5 a 1 para o Botafogo, no Engenhão, neste domingo (21). E para o técnico Roger Machado, o começo de partida, quando a equipe sofreu dois gols em menos de dez minutos, foi o motivo para que o placar terminasse elástico em favor dos cariocas.
— Tudo passa pelos oitos minutos em que o Botafogo conseguiu fazer seus gols e, a partir daí, a sequência do resultado elástico do placar. Foram oito minutos de instabilidade em que o Botafogo conseguiu se aproveitar. Um duro golpe que temos que aprender a digerir. Resultado justo pelas circunstâncias do jogo. Não foi uma partida boa, mas sabemos porque. — admitiu o técnico, que completou:
— Embora trabalhamos muito pra não acontecer, temos que tirar lições. O Brasileiro não permite você ter esses oito minutos de desatenção. Gol de bola parada, num gramado que temos pouco costume, a bola corre um pouco mais. Dividimos as glórias e os insucessos. A responsabilidade é toda minha. Mas esse resultado não nos tira a confiança pra sequência da competição.
Sem Jadson suspenso, além de Zé Marcos, Alan Ruschel, Oyama, Edson Carioca e Gilberto, lesionados, Roger não quis atribuir à série de desfalques o insucesso no Engenhão.
— Não atribuo aos desfalques, porque já tivemos jogos no Estadual sem o elenco completo. Vejo que depois dos 2 a 0, não conseguimos competir. Sentimos o impacto dos dois primeiros gols, porém não vejo que deixamos de competir. As ausências são sentidas, mas em outros momentos já aconteceram e vão continuar acontecendo.
Na 4ª e 5ª rodadas do Brasileirão 2024, o Verdão volta a campo para dois compromissos no Alfredo Jaconi, diante de Athletico-PR e Atlético-GO. Momento para a equipe demonstrar que o aconteceu no Rio de Janeiro foi fora da curva.
— Ajustar o que for preciso, reunir quem tiver condições, mas terça-feira, quando nos reapresentarmos, temos que manter o otimismo com essa sequência que a gente vinha tendo. Entender que esse jogo é atípico e tem que estar no final das 38 rodadas como uma amostra fora da avaliação, porque foi uma curva deslocada. Temos que usar essa derrota como combustível.