O discurso entre jogadores, comissão técnica e direção está bem afinado no Estádio Centenário. Antes de falar em acesso à Série B, o Caxias definiu um objetivo inicial que é mencionado em todas as entrevistas: classificar para a segunda fase da Série C. O lateral-direito Marcelo é um dos remanescentes da temporada passada, que ficou marcada na história do clube com o sonhado retorno à Terceira Divisão Nacional. O jogador também comentou sobre classificar inicialmente.
— A gente não está pensando no acesso ainda. Estamos pensando em classificar o time primeiro, e lá na frente pensar no acesso, mas a responsabilidade é a mesma. A gente tem a obrigação de levar o Caxias onde ele deveria estar, que é a Série B. Mas que nem eu te falei, é pensar na classificação primeiro — comentou Marcelo, em entrevista coletiva.
A Série C terá uma primeira fase em turno único, com todos os 20 times se enfrentando em 19 rodadas. Os oito melhores classificados avançam para o quadrangular. A segunda fase terá turno e returno. Os times são divididas em dois grupos com quatro. Os dois clubes que somarem mais pontos em cada grupo garantem o acesso.
E para chegar lá no objetivo final, o Caxias contará com o trabalho de Argel Fucks, que comandou a reação do time no Gauchão. Agora, com mais tempo de trabalho, o treinador poderá ajudar o time grená.
— O Argel é um cara que chegou, trouxe bastante confiança para a gente. Desde o primeiro treino parecia que ele já estava há muito tempo aqui, mas não tem o que falar do Gerson também, quando ele estava aqui a gente fez um bom campeonato também. Com o Argel, ele optou fazer a estratégia dele, e a gente fez um bom jogo contra o Juventude, e na sequência a gente conseguiu fazer o que ele pedia mais durante — analisou Marcelo.
Após um bom Campeonato Gaúcho, o objetivo do Caxias é manter a boa fase na Série C, mesmo que seja uma competição com características bem diferentes.
— O Campeonato Gaúcho é muito pesado, muito duelo, muito esforço. A Série C é um pouco menos diferente, mas tem que ter os duelos também, como o Argel fala. O Campeonato Gaúcho tem os times como o Grêmio e o Inter, e a Série C também tem alguns times que têm possibilidade de jogar a Série B. A gente tem que primeiramente fazer os resultados dentro de casa para conseguir o nosso objetivo que é a classificação — avaliou o lateral-direito, que finalizou com uma análise sobre o seu momento no Caxias:
— Eu estou muito feliz aqui, desde o primeiro dia que eu cheguei. O presidente, o staff, todo mundo aqui que trabalha no Caxias me recebeu muito bem. Eu estou muito bem. O Argel vem conversando bastante comigo também, pela minha postura dentro de campo. Graças a Deus eu estou bem, e eu estou focado para fazer um bom brasileiro.