O Juventude tinha um objetivo bem definido de ficar entre os quatro primeiros do Campeonato Gaúcho. A meta era decidir as quartas de final, em jogo único, no Estádio Alfredo Jaconi e evitar uma viagem longa antes de um duelo importante pela segunda fase da Copa do Brasil. Contudo, o time apresentou uma queda de rendimento e o objetivo traçado não foi alcançado.
O Alviverde terminou a primeira fase do Gauchão em quinto lugar, com 15 pontos, um a menos que os dois primeiros no G-4, o Guarany de Bagé e o Caxias. O time vem de uma sequência de cinco jogos sem vencer e duas derrotas seguidas pelo Estadual. Internamente o departamento de futebol já fez a sua avaliação. Para o vice Almir Adami, todos ficaram devendo:
— Nós temos objetivos traçados sabemos que ficamos devendo, todos. O objetivo era classificar entre os quatro, iniciamos bem o campeonato e tivemos alguns percalços. Mesmo atuando bem em alguns jogos eu sempre lembro o próprio Ca-Ju, o jogo contra o Novo Hamburgo, mas são cinco jogos a época onde a gente teve três empates e duas derrotas e isso aí não estava no nosso script — avaliou o dirigente, que completou sobre o momento e a decisão com Guarany de Bagé, no sábado (9), às 19h30min, no Estádio Estrela D'alva:
— É lógico que ninguém aqui tá contente, mas também a gente acompanha o trabalho do dia-a-dia, trabalho do Roger com os auxiliares, os atletas querendo e eu acredito, tenho certeza, que a gente vai dar uma boa resposta jogo do próximo sábado.