O Juventude volta a enfrentar o Inter, no Beira-Rio, em busca de uma vaga na final do Gauchão. Para conseguir a passagem pra decisão, o Ju precisa vencer e quebrar um tabu. Desde 2008, o Verdão não consegue uma vitória na casa colorada. São 16 anos sem conseguir os três pontos na capital diante do Inter.
Naquele ano, Mendes abriu placar logo aos 17 minutos de partida. Desde 24 de julho de 2004, quando aplicou 2 a 1 pelo primeiro turno do Brasileirão, a papada não fazia a festa na casa vermelha. Com o resultado, o Ju chegava aos sete pontos na tabela e alcançava o próprio Inter. Ambos ocupavam a terceira colocação do Grupo 2.
O Juventude jogou com: Michel; Elvis, Nunes, Laerte (Alex Moraes, 41/1º) e Márcio Goiano; Renan, Lauro, Bruno, Paulo César e Maycon (Dionattan, 22/2º) Mendes (Ivo, 12/2º). Técnico: Edson Gaúcho.
Já o Inter, de Abel Braga, teve: Renan; Jonas, Sidnei, Orozco e Marcão; Edinho (Andrezinho, intervalo), Wellington Monteiro (Roger, 16/2º), Ramon (Adriano, intervalo), Iarley e Fernandão.
A arbitragem teve Leonardo Gaciba, auxiliado por José Franco Filho e José Arnhold. O público total teve 18.099.