O Estádio Alfredo Jaconi estará gravado na história de Nenê. Aos 31 minutos do segundo tempo, o atleta do Juventude entrou em campo na partida de ida da final do Gauchão diante do Grêmio. Ele completou mil jogos na carreira. Após o empate em 0 a 0, o meia foi homenageado pelo clube. Sorridente e descontraído, Nenê entrou na sala de imprensa para falar sobre este momento. Antes, ele foi agraciado pela direção com uma placa e uma camisa com o número mil.
— É difícil falar nesse momento. Realmente, muito feliz e orgulhoso. Uma marca dessas são poucos jogadores que conseguem chegar nesse nível. Então, o segredo é difícil falar. Acho que são várias coisas. Fui muito abençoado de não ter tido muitas lesões. Também ter jogado fora do Brasil muito tempo. O Brasil é muito jogo. Mas o principal é fazer o que eu mais amo na vida. Então, eu tento aproveitar o máximo. Cada dia, cada minuto. E estou muito feliz de estar tendo essa marca aqui. Ainda mais num jogo tão especial. Queria ter ganhado o jogo. Ter feito um golzinho. Espero conquistar o título gaúcho como presente também — contou Nenê.
Esta é a segunda temporada de Nenê no Juventude. Em 2023, o atleta foi um dos protagonistas do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. No fim de dezembro, o clube anunciou a renovação com o atleta. Inicialmente, o meia tinha o desejo de se aposentar, mas adiou os planos.
Nenê passou por clubes renomados do futebol Europeu. Ao todo, o jogador entrou em campo por 15 equipes diferentes. Aos 42 anos, ele revelou de onde vem a motivação para treinar e servir de exemplo para os jovens.
— É uma coisa que eu amo fazer. Como está acabando, né? Então eu aproveito e, realmente, cada dia. A minha motivação também é uma coisa que, acho que, em todo lugar que eu passo, eu tenho esse carinho, é pelas crianças. Porque, realmente, eu tenho uma coisa com a criançada, é uma coisa maluca. E acho que isso é uma inspiração para elas. Então acho que isso é uma motivação para mim. A gente influencia tantas pessoas, principalmente as crianças que também têm sonhos. Então acho que isso é uma das coisas que me ajudam a estar motivado a cada dia — finalizou.