O Juventude ficou no 0 a 0 com o Grêmio pela partida de ida da final do Campeonato Gaúcho. O time lutou e tentou balançar as redes diante do Tricolor. Contudo, a equipe não conseguiu uma vantagem mínima para o jogo de volta na capital gaúcha.
O jogo, na tarde deste sábado, no Estádio Alfredo Jaconi, contou com a fortaleza jaconera lotada. Após o compromisso, o técnico Roger Machado disse que o Juventude merecia ter saído com uma vitória pela produção da equipe.
— Acho que nós produzimos bastante, foi um jogo equilibrado, penso que o nosso sistema defensivo sustentou muito bem o ataque do Grêmio. Algumas jogadas importantes e características do modelo do Grêmio, de jogar em transição, nós conseguimos interrompê-las, controlar, temporizando a jogada, dando tempo da gente se posicionar melhor defensivamente e neutralizando os espaços que o Grêmio em contra-ataque costuma efetivamente utilizar — declarou o treinador, que completou sobre a decisão em Porto Alegre:
— Acho que a disputa está completamente aberta. Assim como foi na fase anterior, penso que se tivesse que ter um vencedor, levemente a tendência poderia ter sido para a gente, por produzir umas melhores oportunidades. Mas é isso aí, a decisão está aberta e vamos a Porto Alegre semana que vem em busca dessa nova oportunidade de conquistar essa competição.
O jogo foi bastante disputado no Estádio Alfredo Jaconi. A partida foi muito truncada, especialmente no segundo tempo, com várias faltas. O Juventude levou perigo ao sistema defensivo do Grêmio. Por outro lado, o goleiro Gabriel contou com a segurança da zaga. Por vezes, o duelo ficou mais físico e o Alviverde soube corresponder.
— Eu penso que numa decisão, num jogo equilibrado contra uma equipe muito forte, penso que nós fizemos um jogo taticamente muito bom, tecnicamente bom, os duelos foram disputados e muitos conquistados. Foi um jogo bastante físico, por vezes até um pouco truncado, mas nada que foge da característica de jogos decisivos. Quando se pode joga, quando não se dá para jogar, se compete. Foi a tônica do jogo. Ajustei um pouco para o segundo tempo para a gente ter a possibilidade de conseguir jogar mais um pouquinho — finalizou o treinador.