O aproveitamento do Juventude neste começo de ano é o pior entre os 20 clubes da Série A do Brasileirão. Ao lado do Corinthians, o time é o 20º colocado no ranking feito pela plataforma de estatística Sofascore. O time da Serra tem 44% de aproveitamento neste início de temporada.
O alviverde já entrou em campo em 12 jogos sob o comando do técnico Roger Machado. O Papo soma quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas no ano. A equipe até começou bem o Gauchão e chegou a empolgar o torcedor. Mas a oscilação virou queda rendimento. O reflexo está nos últimos. O time não venceu os últimos seis jogos entre Estadual e Copa do Brasil.
Pelo Sofascore, os times que subiram junto com o alviverde apresentam melhores números. O Atlético Goianiense é a 3º melhor campanha com 79%. O Criciúma aparece logo atrás com o 4º melhor aproveitamento com 74%. Campeão da Série B, o Vitória está na 14ª posição com 62%. O levantamento é atualizado todas as segundas-feiras.
No quesito gols marcados, o Juventude também não está bem colocado. O alviverde 1.25 gols marcados por jogo. O time está na frente apenas do Bragantino com 1. Quem mais balançou as redes foi o Cuiabá com 2.40.
Já nos gols sofridos, os números do Juventude apresentam uma melhora. A defesa não é tanto vazada. Enquanto o Grêmio sofre 1 gol por partida, o Juventude leva 0.75 na 9ª colocação. A melhor defesa é do Flamengo, com 0.09 gols por jogo.