O Juventude vai enfrentar o Papão da Curuzu na segunda fase da Copa do Brasil. Ambos passaram pelo regulamento com dois empates em 0 a 0 fora de casa. O alviverde eliminou o Iguatu, no Ceará, enquanto o Bicolor despachou o Ji-Paraná, em Rondônia. O duelo entre os Papos será no Estádio Alfredo Jaconi.
O Paysandu é o atual líder do Campeonato Paraense com 17 pontos. O time tem cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota. A equipe está invicta na temporada. Além do Estadual e da Copa do Brasil, a equipe ainda tem a Copa Verde. A estreia será contra o Rio Branco-AC, na segunda fase.
O Papão é comandado por um treinador experiência. Hélio dos Anjos vai para segunda temporada seguida no clube. O treinador renovou dias após a conquista do acesso à Série B do Brasileirão. Ele assumiu a equipe na 16º colocação, a classificou para o quadrangular decisivo e terminou com acesso.
O treinador passou pelo futebol caxiense em algumas oportunidades. A última foi em 2015, quando treinou o Caxias, na temporada que acabou com as quedas no Gauchão e na Série C. Pelo Estádio Alfredo Jaconi tem passagens pelos anos de 1990,1991, 2001 e 2005.
ARTILHEIRO
Para 2024, o Paysandu reformulou o elenco. No total, 22 atletas que estavam no elenco que conquistou o acesso à Série B deixaram a equipe, como Mário Sérgio, artilheiro do Paysandu em 2023 com 22 gols. O Papão também trouxe três atletas que estavam no futebol europeu: o volante Val Soares, o zagueiro Carlão e o volante Gabriel Bispo, ex-Juventude.
O grande destaque da equipe é o centroavante Nicolas. Artilheiro do time na temporada, ele tem seis gols em sete jogos com o Paraense e a Copa do Brasil. Conhecido como “Cavani da Amazônia”, o atleta retornou ao clube após três anos no Goiás.
Nicolas também conhece bem o futebol caxiense. O atleta chegou ao Caxias em 2016 e ficou até 2018. Depois, o atacante foi para o Criciúma e Paysandu. Com 43 gols com a camisa do Bicolor, o atleta é o sexto maior artilheiro do clube no século XXI.
IRMÃO GÊMEO
O duelo entre Juventude e Paysandu vai colocar frente a frente dois irmãos. Lucas Freitas, defensor do alviverde é irmão gêmeo de Luan Freitas, recém-contratado pelo time do Pará. Ele também é zagueiro. O jogador estava no Fluminense e foi por empréstimo ao Papão da Curuzu. O jogador do Paysandu tem apenas um jogo, diante do Canaã, que terminou em 1 a 1.
Não será a primeira vez que os irmãos vão se enfrentar no futebol brasileiro. Em 2023, quando Lucas estava na Chapecoense, ele jogou contra o irmão. Luan defendia as cores do Londrina. A partida terminou empatada em 1 a 1 na oportunidade. A dupla tem 23 anos. Lucas pertence ao Palmeiras e está por empréstimo ao Juventude até o fim da temporada.
NOMES CONHECIDOS
O elenco de jogadores do Paysandu tem muitos atletas experientes no cenário do futebol brasileiro e do exterior. Alguns jogadores também são conhecidos dos torcedores de Caxias do Sul. O primeiro deles é o lateral-direito Michel Macedo. O atleta defendeu o Juventude em 2021 na Série A do Brasileiro. Ele entrou em campo em 31 jogos pelo Papo. Outro defendeu o Alviverde é o atacante Edinho. O atleta vestiu a camisa do Ju em 2022 e jogou 11 partidas.
Entre os cascudos do grupo Bicolor está o meia Robinho. Ele conhece bem a Copa do Brasil. O atleta de 36 anos está na sua 15ª participação. O meia também já foi campeão em três oportunidades. Robinho tem dois títulos pelo Cruzeiro (2017 e 2018) e um pelo Palmeiras (2015). Quem ainda entra na lista dos experientes é o goleiro Diogo, de 37 anos, ex-Vasco, Ceará e CRB.
Um nome cascudo está fora de combate. Ex-dupla Gre-nal, o zagueiro Paulão se recupera de uma cirurgia de reconstrução ligamentar do joelho direito. O jogador se lesionou no dia 13 de agosto, pela Série C. A previsão para o retorno é entre oito e nove meses.
O lateral-esquerdo Geferson, ex-Inter, integra o elenco do Paysandu. Ele retornou ao Brasil após seis anos fora do país. Cria da base colorada, o lateral estava no CSKA Sofia, da Bulgária, desde 2017. Ele fez 155 jogos pelo time. Outro que estava fora do país é o atacante Leandro, ex-Grêmio. Agora no time paraense, o jogador atuava no Japão desde 2017. Foram 157 jogos e 46 gols atuando por dois times, o FC Tokyo e o Kashima Antlers. Seu último clube no Brasil foi o Coritiba em 2016, em 48 jogos marcou 12 gols.
O ataque do Papão da Curuzu também conta com Jean Dias. O jogador defendeu o Caxias e o Inter na temporada passada. No Beira-Rio foram 14 jogos e um gol. No Estádio Centenário entrou em campo em 14 jogos, marcou três gols e deu cinco assistências.