Na última terça-feira (6), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou o formato de disputa e a divisão dos grupos da Divisão de Acesso de 2024. Um dos times da Serra que vai disputar o torneio é o Esportivo, que em 2023, quando disputou a primeira divisão do Gauchão, acabou rebaixado.
O início da Divisão de Acesso está previsto para 14 de abril, com término em 28 de julho e a equipe de Bento Gonçalves já começou a montagem do elenco que vai disputar o campeonato. Oficialmente, sete jogadores já foram anunciados, porém a direção garante que mais nomes já estão fechados com a equipe:
— No momento, o Esportivo tem 10 jogadores contratados e estamos aguardando um pouco mais, aguardando um pouco o cenário, analisando o mercado. Temos tempo ainda, a Divisão de Acesso começa dia 14 de abril, então acredito que estamos sendo cautelosos, mas estamos sempre de olho no mercado, com intensidade total nas buscas, todos os dias olhando jogadores — disse o presidente do Esportivo, Douglas Tedesco, em entrevista ao programa Show dos Esportes da Gaúcha Serra, no dia 26 de janeiro.
Tedesco ainda afirmou que o Esportivo busca jogadores com nível da primeira divisão do campeonato estadual para a Divisão de Acesso.
— O Esportivo tem buscado jogadores de série A (do estadual), jogadores que estão em divisão acima da nossa, obviamente se pressupõe que é mais fácil para um jogador de nível acima suportar a Divisão de Acesso. Na teoria, a gente acaba formando um time melhor dentro de campo — salientou.
Uma das dificuldades que a equipe vem encontrando para formar seu elenco é em relação ao calendário de competições. Em 2024, além da Divisão de Acesso, o Esportivo disputará apenas a Copa da Federação Gaúcha de Futebol, não tendo em seu calendário, nenhuma competição nacional.
— Não temos uma série D nacional para ofertar aos jogadores, então a grande maioria dos atletas que estamos buscando, acabamos competindo não com outros clubes, mas sim com o que eles podem ofertar de competição para os atletas, que são as divisões nacionais. Nós temos a Copinha, que muitas vezes é o que o Esportivo pode ofertar. A grande dificuldade nossa é essa. No Rio Grande do Sul, Santa Cruz e Guarany de Bagé são clubes que não tem divisões nacionais, acabamos que aqui no estado, precisamos ficar olhando para esses. Fora daqui, é focar na A2 Paulista, para clubes que também não disputem divisões nacionais. Acaba que é um filtro pelo Brasil que a gente acaba fazendo — disse.
A saída de Fabiano Daitx
No ano passado, antes mesmo de assumir o comando do Esportivo em uma partida oficial, o então técnico Fabiano Daitx pediu o desligamento do clube.
— Não esperava que pudesse acontecer (sobre a saída de Fabiano Daitx), sei do tamanho e da dimensão do treinador Fabiano, que hoje está no Brasil de Pelotas, entendo que também é um treinador que sempre tem mercado de Série A (do estadual), então a gente corre esse risco, de perder os profissionais, mas a gente fica feliz com os profissionais que estão indo pra frente. Perdi o Fabiano porque o Esportivo o colocou no mercado. A saída dele não atrapalhou, até aquele momento, o Fabiano nos ajudou com seu conhecimento de mercado, com os atletas que ele podia colocar à disposição da gente, junto com a comissão dele — afirmou o presidente.
Papa no comando
O escolhido para o lugar de Daitx foi Gustavo Papa, que será o comandante da equipe em 2024. Ele terá como auxiliar-técnico, o ex-jogador Wellington Monteiro, que foi campeão mundial com o Internacional em 2006. Em 2007, Papa e Wellington jogaram juntos também pelo Inter.
— Estamos muito bem amparados. O Gustavo Papa e o Welligton Monteiro são dois líderes de vestiário, que como jogadores de futebol desempenhavam com maestria suas funções, dedicados quanto a questões físicas e comportamentais. Tudo isso a gente espera que um treinador sirva de exemplo para um grupo de atletas. O Gustavo é um conhecedor do mercado gaúcho, trabalhando muitos anos na montagem de elencos de série A do Gauchão, que é o que nós queremos também. Acredito que estamos muito bem com esses dois ex-atletas, só tenho elogios aos dois — finalizou.
A reapresentação do elenco do Esportivo está prevista para o dia 4 de março, com o elenco sendo completado por jovens das categorias de base do Tivo.