A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, nesta terça-feira (6), o congresso técnico da Divisão de Acesso 2024. Durante o encontro, realizado na sede da entidade, foram definidos o regulamento e o formato de disputa da competição. A fórmula será repetida, ou seja, não haverá mudança. Os representantes da Serra serão Brasil-Far, Esportivo, Glória e Veranópolis.
A Divisão de Acesso tem início previsto para o dia 14 de abril e término para o dia 28 de julho. O campeão e o vice garantem vaga no Gauchão 2025. Após votação dos representantes dos clubes, ficou definida a manutenção da fórmula da disputa do ano passado.
Com isso, na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos regionalizados de oito cada um. Os times jogam dentro dos grupos em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave se classificam para as quartas de final. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Não haverá gol qualificado nos mata-matas. O último colocado de cada grupo será rebaixado para a Terceirona.
Além dos presidentes e representantes dos clubes participantes também marcaram presença no congresso o presidente da FGF, Luciano Hocsman, o vice-presidente, Antônio Luiz Dal Prá, o secretário-geral, Mauro Rocha, o diretor jurídico, Gilson Kroeff, o diretor financeiro, Marcelo Ducati, e o diretor de segurança, Elvio Pires.
Confira os grupos:
Grupo 1: Passo Fundo, Gaúcho, União Frederiquense, Veranópolis, Glória, Brasil-Far, Esportivo e Cruzeiro
Grupo 2: Inter-SM, São Gabriel, Bagé, Pelotas, Lajeadense, Aimoré, Futebol Com Vida e Monsoon