Entre o início da pré-temporada do Juventude e a vitória diante do Ypiranga pela 5ª rodada do Campeonato Gaúcho, muita coisa aconteceu no Estádio Alfredo Jaconi. Foram 31 dias desde o começo da preparação até o jogo do último domingo (4). Neste período, troca de treinador, com a saída de Thiago Carpini e a chegada de Roger Machado, e cinco jogos pelo Estadual.
A campanha do Juventude, mesmo com um time reformulado, e com um novo técnico, é muito bem avaliada. São cinco jogos, com três vitórias e duas derrotas. Um aproveitamento de 60%. O Verdão tem oito gols marcados e dois sofridos apenas.
— Com relação ao início, cinco jogos em 18 dias. É o calendário brasileiro. Não temos o que reclamar, vamos jogar. O Roger tem total liberdade para utilização dos atletas. Não foi um elenco formado por ele, porém não há nenhuma rejeição de nenhum jogador. Todos estão inseridos no processo. O incremento do Gilberto ou de algum jogador que podemos contratar é natural. Seguimos sempre atualizados no mercado, embora hoje tenhamos dois jogadores para cada posição — comentou Júlio Rondinelli, que completou sobre a campanha:
— Estamos na terceira colocação, atrás da dupla Gre-Nal. Vamos continuar a trabalhar do nosso jeito, simples. Não lideramos a Série B em nenhum momento e fomos vice-campeões. A gente continua trabalhando muito e falando pouco. O primeiro objetivo é classificar entre os quatro melhores.
Sobre reforços, o Juventude tem um prazo final para registro de novos contratos para o Gauchão. Pelo regulamento é até o último dia útil antes da 9ª rodada, devendo tais atletas constar no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na referida data. Essa rodada começa no dia 17. Portanto, até o dia 16.
A primeira janela de transferências no futebol brasileiro está aberta até 7 de março. Essa é a data limite para novas contratações. Depois, o segundo período reabre somente no dia 10 de julho até 2 de setembro.
— Nós temos conhecimento do prazo. Estamos muito atentos ao mercado. Acredito que vai ter uma alteração nessa primeira janela, de 7 de março. O Gauchão, realmente, o prazo é curto. Volto a dizer: nós temos dois jogadores para cada posição. Surgindo uma oportunidade muito boa, claro que pode ser inserido um atleta no nosso grupo. Nosso elenco nunca está fechado, mas está convicto no seu objetivo. Qualidade é sempre bem-vinda dentro do orçamento — disse Rondinelli.