Ele é tido por muitos como a principal contratação do Caxias para a temporada. E de fato, Tomas Bastos tem um currículo de dar inveja a outros atletas anunciados pelo clube. Afinal, o meia de 31 anos já disputou o Brasileirão pelo Coritiba, a Série B pelo Atlético-GO, Operário-PR e Chapecoense, além de entrar em campo recentemente pelo CSA na Série C, competição que é o principal alvo grená em 2024.
— Sou um meia que gosta de articular bem as jogadas, que vai estar sempre chegando à frente. Gosto de ficar perto dos volantes pra ajudar na construção de jogo e dar assistência para a rapaziada do ataque — afirmou Bastos.
O jogador natural de Araguaína, no Tocantins, falou em sua apresentação na tarde de quinta-feira (4) que a família e o projeto do Caxias foram determinantes para que ele tenha aceito o convite em atuar no Estádio Centenário. E ainda dividiu a responsabilidade em ser o grande reforço do clube para este ano.
— Vejo pelo lado positivo. Acho que responsabilidade todos têm que ter. O coletivo vale muito. Todos devem dar o seu melhor. Então, a responsabilidade tem que ser do grupo. Vim pra cá pela equipe em si, pela espinha dorsal. O clube manteve alguns atletas e está bem forte. Teve também o "Gersinho" que é um cara com quem trabalhei no passado, uma excelente pessoa. Minha família também me motivou. Meus irmãos, que estão sempre me apoiando, falaram para eu vir pra cá, que tudo ia dar certo. E espero que eu tenha um ano abençoado — revelou.
"Que eu possa fazer um gol contra "eles"
A primeira partida oficial do Caxias em 2024 será diante do Grêmio, atual hexacampeão estadual, pela primeira rodada do Gauchão. Chance para o meia começar a dar a resposta que o torcedor grená tanto espera de um camisa 10.
— Colhi muitas informações sobre o campeonato gaúcho. É mais pegado , com disputas mais físicas. Joguei contra umas equipes daqui. Espero corresponder dentro de campo e dar alegria pra essa torcida, que é o mais importante — destacou.
E sobre o primeiro clássico diante do Juventude, Tomas Bastos não escondeu seu grande desejo:
— Jogar clássico é muito bom. Gosto de jogos assim, contra grandes equipes. Espero que contra "eles" a gente possa fazer um grande jogo e, seu Deus quiser, eu possa fazer um gol contra "eles". Vamos pra cima!
O Ca-Ju deste ano irá acontecer no Estádio Alfredo Jaconi e será válido pela nona rodada da primeira fase. Até lá, Tomas Bastos terá que provar que pode ficar com uma das vagas do meio-campo grená. A disputa será forte com Augusto Galvan e Peninha por uma posição entre os 11 titulares.