Ele não é artilheiro, mas tem o biotipo que o Caxias precisa para disputar uma nova competição em 2024. Após oito anos na Série D, a equipe grená conquistou o acesso nesta temporada à Terceira Divisão. E o atacante Robinho tem carimbado na carteira de trabalho o perfil que a direção busca para a disputa do torneio nacional e dos demais desafios da equipe no próximo ano.
Natural de Recife, Robinho tem 25 anos e fez todo o trabalho de base em Santa Cruz e Náutico. O atleta ainda teve passagens por Bragantino e CRB. Em 2023, defendeu as cores do CSA. Pela equipe alagoana, o atacante disputou o Brasileiro da Série C, principal alvo do Caxias na próxima temporada.
— Já atuei em três campeonatos da Série C. É um torneio muito difícil, mas o Caxias já passou por momentos piores. Agora é fazer uma boa preparação para a disputa, iniciando pelo Gauchão — apontou o novo atacante grená em sua apresentação, na manhã desta terça-feira (12).
E para aceitar o convite do clube grená, Robinho contou com o apoio de um ex-volante da equipe, que esteve em campo nesta temporada.
— As primeiras impressões são as melhores. Perguntei para alguns amigos meus que jogaram aqui. Um deles é o Moacir, que mora no mesmo bairro que o meu lá em Recife. Ele me disse: "Pode ir pra lá. É um clube extraordinário. A estrutura que você quiser vai encontrar lá. Pode ir sem medo. Vai encontrar amigos que deixei e que vão te acolher da melhor maneira possível"— revelou o atleta.
Atacante de lado de campo, Robinho marcou três gols em 25 partidas pelo CSA. No Náutico, o jogador balançou as redes cinco vezes e deu duas assistências em 2022. O Campeonato Gaúcho será o primeiro desafio para que ele melhore o aproveitamento ofensivo.
— Todo atacante quer jogar e fazer gols. Vim pra cá pra isso. Com a recepção do professor (Gerson Gusmão) que me deu bastante confiança, estou disposto a ajudar o Caxias. O Campeonato Gaúcho é um dos melhores estaduais. Pelos jogos que vi, meu perfil se encaixa muito bem. Agora é só me adaptar à cidade e ao clima — finalizou.
Além de Robinho, o Caxias contratou outros quatro jogadores para o ataque: Álvaro (do América-RN), Gabriel Silva (do Sampaio Corrêa), Zé Andrade (do São José) e Pablo Borja (Babrungas, da Lituânia). O clube ainda tenta definir a contratação do centroavante Joel Vinícius, do Al Riffa, do Bahrein. Mas a chegada do camisa 9 será apenas em janeiro.