Pivô de muita mobilidade e facilidade de finalizar com as duas pernas. Estas são as características do novo reforço da ACBF para a próxima temporada. Aos 35 anos, Barbosinha foi anunciado pelo clube laranja na manhã desta quarta-feira (20). O jogador foi o quarto maior goleador da Liga Nacional de Futsal (LNF) em 2023 ao anotar 22 vezes pelo Praia Clube, de Uberlândia, Minas Gerais.
Barbosinha entrou para o futsal em 2008 quando defendeu as cores do Atlântico de Erechim. No ano seguinte se transferiu para a Chapecoense. Em Santa Catarina, atuou por três temporadas.
Em 2012, Barbosinha teve uma experiência nos gramados. O atleta recebeu o convite da Chapecoense para fazer um teste no elenco principal e chegou a balançar as redes pelo clube no Campeonato Catarinense, no empate em 2 a 2 contra o Brusque. Mas a passagem foi rápida e ele retornou às quadras, conseguindo convocações para a Seleção Brasileira.
Ainda no futsal atuou pelo Marreco, em 2014. Mas foi na Copagril, de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, dois anos mais tarde, que o pivô teve seu primeiro grande destaque rendendo uma convocação para o Brasil.
O início da guerra entre Rússia e Ucrânia teve papel decisivo na vinda de Barbosinha ao Praia Clube. O jogador estava em sua primeira temporada pelo Stalista, de Belarus. Mas a guerra nos países vizinhos, entre Rússia e Ucrânia, fez com que o atleta rescindisse o contrato e voltasse ao Brasil para atuar pelo Praia Clube, no ano passado.
A grande fase do atleta pelo time mineiro terminou com 52 gols marcados em 55 jogos.
No currículo, o experiente atleta tem duas Taças Brasil. Em 2019 levantou o caneco pelo Atlântico de Erechim. E nesta temporada festejou a conquista pelo Praia Clube, onde também o pivô conquistou o Campeonato Mineiro de 2022.
Antes de Barbosinha, a ACBF havia anunciado o ala esquerdo Neto, de 36 anos, destaque do Jaraguá.