Passada a comemoração pela conquista do acesso do Juventude á Série A 2024, a grande dúvida que passa na mente do torcedor alviverde é se o craque da equipe vai ficar. Aos 42 anos, o meia Nenê tem seu futuro incerto, mas deixou aberta a possibilidade de permanecer no Verdão.
Com sete gols e sete assistências em 28 jogos na Série B, Nenê ficou de fora das quatro rodadas finais da competição. O atleta teve constatada uma fissura no pé direito no empate sem gols diante do Vitória, no Barradão. Desde então, o meia está em recuperação. Inicialmente em sua casa, em São Paulo.
O atleta retornou a Caxias do Sul para a partida contra a Ponte Preta, que poderia confirmar o acesso antecipado da equipe. E viajou para Fortaleza, onde acompanhou a vitória sobre o Ceará. E ainda se envolveu em uma confusão ao quebrar o vidro de uma das cabines do estádio Presidente Vargas, ao comemorar o segundo gol alviverde, marcado por Jadson.
Nenê foi parar no Juizado Especial Criminal (Jecrim) de onde foi liberado após pagar fiança no final da noite de sábado, acompanhado do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsmann.
Antes da partida decisiva diante do Ceará, o presidente Fábio Pizzamiglio já havia revelado no Show dos Esportes, da Gaúcha Serra, que haviam conversas entre jogador e clube para uma possível permanência no ano que vem.
— Ele está utilizando uma bota há algumas semanas, vai levar um tempinho pra pôr o pé direito no chão. Acredito que em três ou quatro semanas ele possa ser liberado para os treinos. Sobre a permanência dele, estamos conversando sobre isso. O desejo do clube é de que ele permaneça — revelou o mandatário alviverde.
Situação do Vasco
Desde sua chegada em Caxias do Sul, Nenê nunca escondeu o carinho que tem com o Vasco. Um dos motivos que fez com que o meia disputasse a Série B 2023 pelo Ju foi o de não ter a equipe carioca no caminho.
E a permanência do camisa 10 em 2024 no Alfredo Jaconi também pode estar diretamente ligada para a situação do Vasco no Brasileirão. O time vai lutar até a última rodada contra o rebaixamento. A ideia inicial de Nenê era se aposentar dos gramados ao fim da temporada e iniciar um trabalho diretivo no clube carioca. O Vasco terá o ex-meia Pedrinho como presidente para o triênio 2024-2026.
Mesmo no ano em que completará 43, Nenê ainda é visto como peça importante na remontagem do elenco alviverde para 2024. Afinal, apenas seis atletas que estiveram em Fortaleza têm contratos longos com o clube: os zagueiros Danilo Boza e Zé Marcos, os meio-campistas Kelvi e Rafinha e os atacantes Ruan e Erick. Além deles, o goleiro Lucas Wingert e o volante Gehring também possuem vínculos estendidos com o Verdão.
O clube irá avaliar a situação de outros atletas do elenco. Mas a situação de Nenê é uma das prioridades da direção. E a torcida já deu seu voto. Na chegada da delegação no domingo, o camisa 10 foi recebido aos gritos de "Fica Nenê!".