As fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul neste ano também prejudicaram o Juventude em duas oportunidades na temporada. O clube enfrentou o Sport diante de um gramado com muito acúmulo de água. A partida foi realizada no dia 16 de outubro. Mais recente, o empate em 0 a 0 com a Ponte Preta o problema se repetiu. Após chover muito no dia anterior, a precipitação parou horas antes do duelo do dia 18 de novembro.
Tendo em vista toda a situação enfrentada nesta temporada, a direção do Juventude começou uma obra no sistema de drenagem do Estádio Alfredo Jaconi. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, o presidente Fábio Pizzamiglio explicou que o clube irá ampliar o número de drenos do campo.
— Estamos abrindo todo o gramado e vamos dobrar a quantidade de drenos, vai ficar a cima da maioria dos estádios do Brasil. Com essas chuvas e serão mais continuas esse volume de chuvas. Com anos mais extremos, como deste ano, a ideia é que o gramado suporte — explicou o dirigente.
Em 2021, o Juventude trocou todo o gramado do Jaconi para a disputa da Série A. Porém, o solo ficou impermeável e os problemas apareceram em partidas contra Flamengo e Fluminense em duas temporadas. Agora, segundo o presidente, o escoamento da água também não dava vazão.
—Ano passado a drenagem tinha um problema, um piso que foi recentemente trocado e não era permeável o piso. Nas férias trabalhamos o piso, foram feitas perfurações e abertos todos os drenos, limpos eles e achamos que ia dar conta. Mas com a quantidade de chuva não deu conta. Tínhamos também um problema da saída da água do Jaconi que não estava acontecendo. Agora com essa nova fase é para tudo ser resolvido — contou Fábio Pizzamiglio.
AUMENTO DA CAPACIDADE
Além da melhoria no campo, o Juventude pode contar com um reforço nas arquibancadas. O clube trabalha para aumentar a capacidade do Estádio Alfredo Jaconi. Atualmente, a casa Jaconera pode receber pouco mais de 18 mil torcedores. Conforme Pizzamiglio, a estrutura da casa alviverde tem suporte para mais torcedores. Contudo, o limite é estabelecido pelo número de saídas de emergências. A direção estuda construir uma nova saída de emergência para aumentar o laudo da capacidade para até 25 mil espectadores.
— Nós teríamos que mudar as entradas e saídas. Na verdade é a saída de emergência, adicionar uma saída de emergência. Provavelmente a gente consiga resolver isso também. Algumas obras foram paralisadas neste ano, até para estar dentro do orçamento o mais correto possível — declarou Fábio Pizzamiglio, presidente do Juventude.