O técnico Gerson Gusmão foi um nome importante na campanha do acesso do Caxias à Série C do Campeonato Brasileiro. Ele chegou na reta final da primeira fase após a demissão do técnico Tcheco. Com Gerson Gusmão, o Caxias moldou o seu estilo de jogo nos mata-matas. O treinador fez estratégias pontuais para cada partida até chegar ao acesso contra a Portuguesa, no Rio de Janeiro.
Gusmão possui contrato com o Caxias até o fim do Campeonato Gaúcho 2024. Ao longo da Série D, o River-PI demonstrou interesse em contar com profissional para o ano que vem. Pela equipe do nordeste, ele foi campeão estadual no começo desta temporada.
Logo após o acesso à Série C e as primeiras definições para 2024, a direção garantiu a permanência de toda comissão técnica até o fim do Gauchão. Porém, o departamento de futebol já iniciou tratativas para ampliar o vínculo com o treinador até o fim da Série C. Conforme o gerente grená, João Corrêa, o Caxias está apalavrado com Gusmão para estender o seu contrato.
— Tivemos uma conversa junto com presidente Mario, o vice de futebol Paulo César, o executivo Newton e o próprio Gerson. Contamos com ele até o fim da Série C, não temos nada assinado, mas apalavrado. Acreditamos que é um profissional com experiência de Série B e C do brasileiro. Tem totais condições de nos levar ao acesso à Série B no próximo ano. Gerson tem contrato até o fim do Estadual, tem uma multa, mas é um profissional imbuído no processo do Caxias — declarou João Corrêa.
No comando do Caxias, Gerson Gusmão tem 13 jogos na temporada, com cinco vitórias, cinco empates e três derrotas. Ao longo da Série D, o Caxias marcou 13 gols sob o seu comando e sofreu outros 12 gols.