O Caxias está no mercado da bola. O departamento de futebol está conversando com empresários e jogadores visando o ano de 2024, quando terá o Gauchão, Copa do Brasil e Série C. O clube possui contrato com 10 atletas que conquistaram o acesso nacional. O primeiro a renovar contrato foi o lateral-direito Marcelo. O clube ainda não anunciou nenhum reforço, mas conforme o gerente de futebol João Corrêa, existe uma análise diária de atletas e o clube já tem o perfil definido do elenco do ano que vem.
— Já estamos fazendo uma análise diária de atletas que podem incorporar o elenco do Caxias para 2024, consultas com empresários e atletas. Temos um calendário de ano todo, isso facilita um pouco. Você consegue oferecer um contrato de ano todo, estabilidade da família. Queremos manter o mesmo perfil deste ano, elenco muito unido de homens de caráter, não tivemos problemas de indisciplinas. Estamos fazendo contatos e nos próximos dias deveremos ter alguns anúncios — explicou João.
Entre os nomes que o clube pretende contar, alguns estão em atividade no cenário nacional, como na própria Série C, que está na fase do quadrangular. Outros nomes também jogam a Série B, que ainda tem dois meses de duração.
— Hoje o nosso foco são atletas de Série C e alguns atletas de Série B. Temos algumas posições que tem que ter um investimento um pouco maior, são posições chaves, com investimento maior para ter mais qualidade. São mercados que analisamos, sempre focamos — afirmou o gerente de futebol do Caxias.
Um ponto que pode dificultar o fechamento e anúncios dos reforços é o mercado, que ainda está fechado. Como os clubes ainda estão em atividade, o mercado não está aberto. Conforme João Corrêa, muitos atletas vão esperar até o último momento para definir seus futuros. Neste ponto entra o poder de persuasão do clube.
— Tem aqueles atletas que querem aguardar. A Série B termina no final de novembro. Alguns vão esperar para ver se não acertam com clube da Série B. A gente tenta conversar o atleta pelo acesso, ter um histórico de estaduais sempre ir bem, temos atletas valorizados no estadual e isso é um atrativo. A cidade é boa de morar, atletas que querem uma tranquilidade com a família para morar e o Caxias tem seus vencimentos em dia. Mas alguns aguardam um pouquinho para se definir — contou João Corrêa.
SETORES
O Caxias terá de buscar reforços para todos os setores, mas principalmente no ataque. O clube ficou com apenas um extrema que possui contrato, Vitor Feijão. De três a quatro nomes devem vir para o setor. Dois centroavantes com características diferentes também serão contratados. O destaque do ano, Eron, tem pré-contrato com Vila Nova-GO.
No meio-campo, um meia com estilo diferente de Peninha também é procurado. Nas laterais, a situação é mais tranquila, pois três têm contratos: Marcelo (D), Dudu Mandai (E) e Peu (E). Na zaga, o time busca renovar com Dirceu e Ricardo Lima, mas também buscará outras peças, pois nenhum tem contrato para 2024.
No gol, o titular do acesso foi Fabian Volpi, que seguirá. Assim como Pedro Paulo que possui vínculo com o Grená. Porém, o departamento de futebol irá em busca de mais um atleta para a posição devido à saída de André Lucas.
Atletas com contrato para 2024
Goleiros: Fabian Volpi*, Pedro Paulo e Guilherme Nunes
Laterais: Marcelo, Dudu Mandai e Peu*
Volante: Emerson Martins*
Meia: Peninha
Atacantes: Vitor Feijão* e Vinicius Spaniol
*Possuem vínculo até o fim do Gauchão
Atletas Liberados
Zagueiro: Erik
Lateral-esquerdo: Jonathan
Meias: Soares e Fabricio Oya
Meia-atacante: Diego Rosa
Atacantes: Marcelinho e Joãozinho
INTERESSAM PARA RENOVAR
Zagueiros: Dirceu e Ricardo Lima
Volantes: Marlon e Pedro Cuiabá
Meia-atacante: Augusto Galvan