O Caxias terminou a Série D 2023 com o sonhado acesso para a Terceira Divisão nacional. Além disso, o artilheiro da competição é grená. O centroavante Eron fez 14 gols e tornou-se o maior goleador em todas as edições. O camisa 9 superou a marca de Nino Guerreiro, que marcou 13 gols pelo CRAC-GO em 2012, e Gabriel Santos, que balançou a rede 13 vezes em 2021, pela Caldense-MG.
— Todo o grupo precisa ser lembrado. Eu fiz alguns gols e fui o artilheiro, mas todo o elenco tem participação. Todos trabalhamos igual e conquistamos o acesso. A direção e a comissão foram muito importantes também — comentou Eron.
O centroavante foi artilheiro e decisivo na reta final. Os dois gols do Caxias nas partidas decisivas contra a Portuguesa-RJ. No empate em 1 a 1 no Centenário a na vitória por 1 a 0, no estádio Luso-Brasileiro.
— Foi minha melhor temporada em números e em jogos. Só tenho a agradecer. O gol mais importante certamente foi no Rio de Janeiro. Ficará na minha memória. Era uma responsabilidade grande. Eu fui para a bola com muito foco em fazer o gol — avaliou o centroavante que tem um pré-contrato com o Vila Nova-GO para a próxima temporada e não deve permanecer.
A edição de 2023 da Série D do Campeonato Brasileiro acabou com o título do Ferroviário, time que eliminou o Caxias nas semifinais. Eron terminou em primeiro lugar no ranking de goleador com 14 gols. Logo atrás, ficaram Marcelo Toscano, da Portuguesa-RJ, com 13, e Ciel, do Ferroviário, e Pablo Thomaz, do Operário, com 12.