O Juventude de Thiago Carpini manteve o embalo. Diante do time que era o líder da competição e na noite que marcou a despedida do centroavante Rodrigo Rodrigues, a equipe alviverde não teve uma grande atuação, mas venceu o forte Novorizontino por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Geovane, contra, no final da primeira etapa.
Com o resultado, o Ju chegou ao oitavo jogo de invencibilidade e sobe para a quinta colocação, com 36 pontos, dois a menos que o Criciúma, quarto colocado. O próximo desafio será outro confronto direto, diante do Vila Nova, na segunda-feira (7), às 18h, no Alfredo Jaconi.
Diante do líder da competição, o Juventude entrou em campo com um meio-campo totalmente diferente da última rodada, com Jean Irmer, Jadson e Nenê. E foi do volante a primeira finalização do jogo, em chute de fora da área, sobre o gol, aos dois minutos. Na resposta, o Novorizontino levou perigo, com Willean Lepo batendo da linha da pequena área para a defesa de Thiago Couto.
Em um duelo franco e com duas equipes com características propositivas, o time visitante mostrava suas qualidades logo de cara. Em contra-ataque rápido, Aylon recebeu com liberdade, mas chutou errado. Aos quatro minutos, Alan Ruschel lançou nas costas da zaga e Rodrigo Rodrigues finalizou fraco, nas mãos de Jordi. O ritmo era frenético e, aos cinco minutos, depois de cruzamento da esquerda, Ronaldo desviou de pé direito, sem a direção do gol.
Os minutos seguintes foram de menor intensidade ofensiva, mas com o time paulista conseguindo encaixar melhor suas ações, seja na marcação alta ou na busca por espaços no ataque. Aos 28, em nova finalização de Rodrigo Rodrigues, o zagueiro Danilo Boza escorou de cabeça e o camisa 9 bateu alto, sobre o gol.
Aos 38 minutos, o lance que mudou o cenário da partida. Em uma triangulação pelo lado esquerdo, Alan Ruschel recebeu uma falta violenta de Renato e ficou caído no gramado. Após muita demora e reclamação do lado alviverde, o árbitro Luiz Augusto Tisne foi ao VAR e trocou o cartão amarelo pelo vermelho, deixando o Novorizontino com um jogador a menos.
Nos acréscimos, após cruzamento de Reginaldo, Rodrigo Rodrigues escorou e Nenê bateu desequilibrado, para fora. Aos 54, foi a vez de Kelvyn tentar no rebote e finalizar com desvio da defesa. No escaneio ensaiado, Nenê rolou para Reginaldo que serviu Jadson. O volante cruzou e, depois da cabeçada de Zé Marcos e a grande defesa de Jordi, Rodrigo Rodrigues tentou a finalização e Geovane mandou contra. 1 a 0 Juventude.
VANTAGEM AMPLIADA
No segundo tempo, com Matheus Vargas e Tite nas vagas de Jadson e Jean Irmer, o Juventude voltou disposto a ampliar cedo. No primeiro minuto, David arrancou em velocidade pela esquerda e tentou o chute colocado que saiu rente à trave. Aos quatro, Vini Paulista aproveitou o rebote na entrada da área e bateu firme para grande defesa de Jordi.
Mesmo com um a menos, o Novorizontino conseguiu levar perigo aos sete minutos. Em jogada iniciada por Adriano na intermediária defensiva, Lepo cruzou da direita e Jenison cabeceou sobre o gol. No minuto seguinte, o Ju deu o troco e quase ampliou. Em velocidade, Tite arrancou pelo meio e serviu David, que ficou cara a cara com Jordi. O goleiro salvou. No escanteio, Nenê cobrou e tentou o gol olímpico, mas Jordi fez outro milagre.
O jogo voltou a ficar lá e cá. Aos 10, Rômulo arriscou de fora da área e Thiago Couto fez grande defesa no canto esquerdo. Mesmo com o controle da partida, o Juventude só voltou a finalizar aos 26. Em boa jogada de Tite, o atacante lançou Nenê na área. Porém, o camisa 77 bateu desequilibrado e perdeu a oportunidade. Logo na sequência, Nenê deixou o gramado para a entrada de Mandaca.
E o gol do alívio quase veio aos 33 minutos. Em cobrança de falta frontal, Matheus Vargas bateu com desvio na barreira e quase enganou Jordi. No final, nos acréscimos, mesmo após muita confusão, reclamação do Novorizontino e a expulsão de Luiz Gabriel, o time visitante seguiu insistindo. Mas o Juventude soube segurar o resultado e confirmar o oitavo jogo de invencibilidade.
FICHA TÉCNICA
Juventude 1x0 Novorizontino
Série B - 21a rodada
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel (Kelvin, 45/1º); Jean Irmer (Tite, int.), Jadson (Matheus Vargas, int.), Vini Paulista e Nenê (Mandaca, 28/2º); David (Ruan, 11/2º) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini
Novorizontino
Jordi; Adriano Martins, Renato e Reverson; Willean Lepo, Geovane (Luiz Gabriel, 40/2º), Ricardinho (Felipe Marques, 36/2º) e Leo Tocantins; Douglas Baggio (Rômulo, int.), Ronaldo (Jenison, int.) e Aylon (Luisão, int.). Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Geovane, contra (J), aos 55min, no primeiro tempo.
Expulsões: Renato e Luiz Gabriel (N).
Amarelos: Jadson, Ruan, Matheus Vargas (J); Willean Lepo, Aylon, Jordi, Ricardinho (N).
Árbitro: Luiz Augusto Silveira Tisne, auxiliado por Eder Alexandre e Bruno Muller. O trio é de Santa Catarina. O quarto árbitro será Anderson da Silveira Farias. No VAR está Rodrigo Carvalhaes de Miranda-RJ.