A centenária Inter de Limeira está no caminho do Caxias na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Fundado em 1913, o clube está situado na cidade de Limeira, distante 148 km da capital São Paulo. Conforme o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 291 mil habitantes. O time paulista manda seus jogos no Estádio Major José Levy Sobrinho ou Limeirão, para 18 mil torcedores.
A temporada da Inter tem dois momentos distintos. No começo do ano, a equipe não foi bem no Estadual. O time foi eliminado na primeira fase. No Grupo A do Paulistão, o clube foi último colocado com 11 pontos na chave que tinha Bragantino, Santos e Botafogo. O técnico no Estadual era Pintado, que depois se transferiu para o Juventude mas durou apenas cinco jogos no rival Grená.
Já no Brasileirão da Série D, o time do interior de São Paulo viveu um momento diferente. No Grupo A-7, a equipe teve uma troca no comando técnico. Júnior Rocha, ex-Ypiranga, assumiu a casamata. A equipe ficou fora do G-4 em apenas três rodadas. A classificação à segunda fase veio em terceiro do grupo com 22 pontos, dois a menos que o líder, Patrocinense-MG.
Na Série D são seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas na primeira parte da competição, com um aproveitamento de 52%. O time marcou 15 gols e sofreu outros 15. Sobre o adversário do Caxias, o meia Peninha comentou:
— Confesso que não acompanhei muito, mas é time de São Paulo. Jogo duro, time que joga um campeonato forte, o Paulistão. Eles têm uma estrutura boa, mas Série D é isso. Para subir vamos ter que passar por esses jogos. Acredito que eles também estão preocupados com a gente. Vai ser um jogo complicado, mas estamos preparados — afirmou Peninha, que completou sobre o primeiro jogo fora:
— Temos que minimizar os erros. Sabemos que será um jogo difícil, mas vamos em busca de um resultado positivo lá, ou até um empate. Trazendo um resultado bom, em casa a gente é forte. Conseguindo um resultado lá é meio caminho para nós.
NOMES CONHECIDOS
O elenco da Inter de Limeira é composto por 31 jogadores e alguns nomes conhecidos do torcedor. Inclusive, um caxiense integra o elenco do time de São Paulo. O zagueiro Iago Cousseau, 23 anos, tem passagem pela base do Grená, Lajeadense e Atlético Goianense. O goleiro Luis Cetin, com atuação pelo Centenário, também está no grupo. Na camisa 1, Luís Carlos esteve no jogo do acesso do Juventude à Série A do Brasileiro no confronto contra o Guarani.
O lateral-direito Muriel, com 12 jogos pela Inter, atuou no Caxias em 2019, quando entrou em campo em 22 confrontos na temporada. O atacante João Felipe defendeu o Esportivo no Gauchão passado. O nome do atleta chegou a ser cogitado pelo no Centenário para a Série D, mas o atleta havia acertado com Paraná. O atacante é o artilheiro da equipe com quatro gols na temporada.