Os cofres do Juventude podem receber uma volumosa quantia em breve. Recentemente, os representantes dos clubes que fazem parte da Liga Forte Futebol (LFF) assinaram o acordo para a venda de 20% dos direitos de transmissão aos investidores Life Capital Partners e Serengeti Asset Management pelos próximos 50 anos, a partir de 2025.
Estima-se que o valor que o Juventude receberá é de R$ 93 milhões. O clube prevê a antecipação de R$ 43 milhões até o final de 2023. A direção alviverde apresentou na semana passada, ao Conselho Deliberativo, os valores e o planejamento oriundos da assinatura de contrato.
— Parte do valor previsto para entrada da LFF já consta no orçamento deste ano. Óbvio que não é a maior parte, mas isso já estava mais ou menos previsto desde o ano passado. Os valores acabaram tendo um aumento e houve uma autorização de acréscimo no investimento do futebol. Tanto que já fizemos algumas contratações — apontou o presidente Fábio Pizzamiglio.
O Juventude trouxe seis reforços para a sequência de Série B e ainda poderá anunciar o nome de mais um atacante até o fechamento da janela de transferências, no dia 2 de agosto. Contudo, o mandatário do Verdão admite que a maior parte da verba vinda da liga será para investimentos na estrutura do clube e nas categorias de base.
— A gente foca na organização do clube pra que ele gere sua receita pra depois isso retornar ao futebol. Organizando o clube e investindo em categorias de base, vamos gerar mais atletas, o que trará novas receitas. Não adianta matar todo nosso orçamento em duas ou três contratações, como muitos clubes fazem. Chega o final do ano, elas não deram certo e não temos dinheiro pra rescindir os contratos. Isso já aconteceu no clube — destacou o presidente, que ainda projetou o destino da verba:
— Temos que investir em futebol, mas na medida certa. Pensamos no clube, por isso foi feita uma proposta ao Conselho Deliberativo. Não vai ser essa direção que terá a arrogância de dizer o que faremos com os recursos dos próximos 50 anos. São recursos que ainda vão vir e não estão no clube. Eles podem entrar só no final do ano e não podemos gastar antecipadamente.
Com os valores, o Juventude pretende ainda concluir as obras estruturais no Estádio Alfredo Jaconi e no Centro de Treinamentos.