A grande ausência no time do Juventude para estreia no returno da Série B é o craque Nenê. O meia recebeu o terceiro cartão amarelo e desfalcará a equipe no sábado (29) diante do Botafogo-SP. Mas o técnico Thiago Carpini poderá contar com dois reforços de casa. Depois de se recuperarem de lesões musculares, o volante Mandaca e o atacante David vão ter condições de iniciar a partida.
Diante do Ceará no último domingo (23), os dois ficaram no banco de reservas, mas entraram no segundo tempo. Mandaca não atuava desde a derrota para o Tombense, no dia 11 de junho.
— O Thiago Carpini e o Luis Fernando Goulart (preparador físico) combinaram comigo de jogar uns 15 ou 20 minutos. A ideia era voltar pouco a pouco. Estou pegando o ritmo pra poder voltar à melhor forma física. Eu me senti um pouco "abafado" o que é normal. Quem entra no decorrer do jogo fica difícil estar no clima da partida — revelou o atleta.
Na ausência de Mandaca, o técnico Thiago Carpini mexeu na formação do meio-campo nas últimas rodadas da Série B. Em alguns jogos, o Verdão teve Jadson, Reginaldo e Vini Paulista abrindo o setor. No fim de semana, Reginaldo voltou à lateral-direita e Jean Irmer entrou na equipe. Além deles, o clube ainda contratou reforços para a meia cancha. Casos do volante Kadi e do meia Matheus Vargas. A competição por vaga aumenta a partir de agora. Mesmo pra quem, até bem pouco tempo, era um dos destaques do time, como Mandaca.
— Vou buscar meu espaço. Sei da qualidade do Vini, do Jean, do Jadson. São belos jogadores que estão fazendo um ótimo trabalho. O Vini é um jogador que está crescendo demais. Eu estou vendo sua evolução e sei que vai crescer ainda mais. Então, vou tentar ser novamente titular. Sei que não tenho uma vaga garantida. Tenho que respeitar os caras que estão ali na minha posição. E vou brigar pelo meu espaço como sempre fiz.
"Brigou" para jogar
O atacante David da Hora não luta apenas dentro de campo. Fora dele, o jogador antecipou seu retorno à equipe na partida frente ao Ceará. Com uma lesão muscular na coxa, o atleta perdeu os confrontos para o ABC e Ponte Preta. A previsão inicial era de que o atacante retornasse apenas diante do Botafogo-SP, no próximo fim de semana.
— Primeiramente tenho que agradecer ao Departamento Médico que acelerou minha recuperação. Comprou a briga aí comigo. Se eu não passasse confiança nesse jogo eu não seria relacionado. Quero enaltecer também a vitória que é muito importante pra gente ficar perto do G-4 no campeonato e lutando pelo acesso — apontou David.
O atacante foi um dos atletas mais criticados pela torcida no início da competição nacional. Vaiado por perder gols e matar as jogadas de contra-ataque, com Thiago Carpini David demonstrou ser útil no grupo. No primeiro turno, o atleta esteve em campo em 17 dos 19 jogos do Ju e contribuiu com três gols e três assistências.
— Não tenho dúvida de que estou mais à vontade vestindo essa camisa. Estou cada vez mais me sentindo em casa. E eu vou conseguir o objetivo aqui que é o acesso. O ano aqui não estava dando certo. Não só pra mim, mas pra toda equipe. E as críticas são naturais. Eu consegui absorver. Não liguei muito pra elas. E estou conseguindo dar a volta por cima — revelou o atleta.
Para a partida em Ribeirão Preto, David pode recuperar a titularidade na vaga de Victor Andrade. A presença de Mandaca no meio de campo vai depender de quanto tempo o jogador pode jogar depois do tempo parado pela lesão.
Sem Nenê, o meia Matheus Vargas tem a chance de iniciar uma partida com a camisa alviverde pela primeira vez como titular..